20 de setembro: ‘Este é um momento de reflexão sobre a data’

0
143
César Farias, foi patrão do GTF Coronel Aparício Borges por 12 vezes. Coordenador da 3ª Região e hoje é Conselheiro do MTG. Foto: Arquivo pessoal

Afirmação é do tradicionalista, conselheiro do MTG e integrante do GTF Coronel Aparício Borges, César Farias, 72 anos, e único civil a integrar o grupo de fundadores da entidade em 1991. Para ele, esta reflexão sobre o 20 de Setembro se faz sob o lema do Rio Grande do Sul: Liberdade, Igualdade e Humanidade.

“Acredito que isso mostra como devemos agir e como nos posicionar: Liberdade para que possamos ir e vir; Igualdade, sem discriminação racial, de gênero ou seja como for; e Humanidade, ao ser respeitoso com as pessoas”, afirma.

Neste ano, diferentemente de anteriores, o 20 de Setembro será comemorado de outra forma. Sem o desfile Tradicionalista, sem bailes e sem confraternização nas entidades. A realidade deste ano, imposta pelas medidas sanitárias para evitar contaminação pela Covid-19, fazem com que as comemorações do Dia do Gaúcho sejam mais modestas, mas, nem por isso, menos relevantes.

“Este ano está completamente diferente, é um ano atípico”, diz Farias. “Acho que essa pandemia não diminui nosso civismo. Sentimos a falta do aperto de mão e do convívio, mas acho quem vive a história dentro de um CTG ou tem o conhecimento da história, esse é um momento de reflexão”, reforça.

Para a presidente do MTG, Gilda Galeazzi, setembro é o mês se reafirma o amor pela cultura e tradições. “Não teremos a maioria dos eventos presenciais, mas, por outro lado, poderemos agregar, nessas transmissões, gaúchos do mundo todo, e fazer com que os homenageados deste ano celebrem conosco a sua importância na divulgação de nossa identidade regional”, afirma Gilda.

Neste ano, os Festejos Farroupilhas tiveram atividades on-line – programadas pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho do Rio Grande do Sul, Regiões Tradicionalistas e entidades filiadas.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here