Academia Santo-angelense de Letras terá eleição online

0
131

São candidatos Paulo Prado Machado, Dinalva Alves de Souza e Edna Lautert

 A Academia Santo-angelense de Letras (Asle) deu andamento ao processo eleitoral que vai definir sua nova diretoria, para a gestão 2012/2013. Serão eleitos o presidente, o vice-presidente e o presidente do Conselho Fiscal. A eleição teve início nesta segunda-feira, pela primeira vez em um processo de votação online, onde podem votar, via e-mail, todos os acadêmicos residentes ou não em Santo Ângelo, desde que sejam membros efetivos da Asle. A votação é válida até o dia 15 de dezembro.

São candidatos o ex-presidente da Asle, Paulo Prado Machado, a atual vice-presidente, Dinalva Agissé Alves de Souza e a jornalista Edna Lautert.

Conforme rege o estatuto, três candidatos são apontados em reunião geral, seja por indicação dos acadêmicos ou por postulação ao cargo. Paulo Prado Machado, que já presidiu a entidade, disse querer concorrer novamente para dar continuidade a alguns projetos que vem coordenando, um deles o da construção de uma sede para a Academia. Já a atual vice-presidente, Dinalva Agissé Alves de Souza é candidata natural ao cargo, conforme o que preconiza o estatuto. Ela já desempenhou o papel de presidente da entidade, de junho a novembro deste ano, em função de um tratamento de saúde do presidente Mário Simon. A terceira candidata é a jornalista e escritora Edna Lautert, que teve seu nome indicado por confrades durante a reunião que deu início ao processo eleitoral. Ela já exerceu o cargo de vice-presidente da entidade.

O nome do novo presidente, bem como a composição do chamado primeiro escalão da entidade, serão divulgados ainda em dezembro. A posse ocorre tradicionalmente na primeira quinzena de março.

COMO SERÁ A VOTAÇÃO

Cada membro efetivo da Asle recebeu nesta segunda-feira, 5 de dezembro, por e-mail a cópia do estatuto da Academia, no que se refere à eleição do presidente, do vice e do presidente do Conselho Fiscal. Juntamente com a relação dos três candidatos e, ainda, um anexo de indicativo para o nome dos demais cargos a serem eleitos. Cada membro efetivo vota por e-mail, até dia 15 de dezembro, enviando a correspondência eletrônica para o presidente atual.

Uma nova reunião acontece ainda em dezembro, quando é anunciada a diretoria.