Canto Missioneiro altera relação das músicas classificadas

0
109

A Comissão Organizadora do 5º Canto Missioneiro da Música Nativa divulgou nesta segunda-feira (19) nota comunicando sobre alterações nas músicas das fases geral e local do 5º Canto Missioneiro da Música Nativa.

Diz a nota: “Por solicitação de seus autores a música ‘A Palavra Terra’, de Jaime Vaz Brasil e Adriano Sperandir, foi retirada da fase geral. Com isso, a primeira suplente passa a ser parte das músicas classificadas: A música ‘A Dom Cabeça e seu Gateado’, uma milonga arrabalheira com a letra de Mario Lucas e melodia de Rogério Melo.

Outra mudança é da música ‘Sete Povos – Sete Quedas’, de autoria de Luiz Alberto Simões Pires e Sadi Ribeiro, inicialmente classificada para a etapa local do festival, foi realocada para a etapa geral do evento, que a partir desta decisão, e em caráter absolutamente excepcional, consta agora com 17 obras concorrentes.

Tal medida teve que ser adotada, tendo em vista que um dos autores da citada obra é natural e residente no município de Santo Rosa, estando, portanto, impedido de participar da referida etapa local, destinada exclusivamente a autores nascidos e/ou radicados em Santo Ângelo. Esta informação, apesar de importante, passou despercebida no momento do cadastramento da inscrição e, em razão desta falha involuntária, foi gerada esta inusitada situação.

Continua a nota: “É importante salientar que a adoção desta providência demonstra a forma honesta, límpida e transparente com a qual são conduzidas todas as ações relativas ao Canto Missioneiro, desde a primeira edição, particularmente no que se refere ao processo de triagem e pré-seleção das obras inscritas.

O ser humano é passível de erro e admitimos o nosso, mas entendemos que estamos adotando a medida mais adequada para a solução do problema.

Desde já agradecemos a atenção de todos e contamos com o perdão e a compreensão dos envolvidos neste episódio.

Por fim, informamos que para ocupar a vaga aberta na etapa local, com a transferência da obra citada para a etapa geral, foi classificada a música ‘Destino de Guitarreiro’, de autoria de Eron Carvalho e Rubilar Ferreira.

Atenciosamente

Leoveral Golzer Soares
Secretário de Cultura – Presidente do 5º Canto Missioneiro da Música Nativa.”