Exposição “Minhas Raízes” está em evidência no Museu Olavo Machado

0
83

Piu retrata em seu trabalho personagens do cotidiano, animais e figuras abstratas

Desde o dia 8 está em evidência, no Museu Dr. José Olavo Machado, a exposição “Minhas Raízes” do artista e empresário Ricardo “Piu” Kraemer Medeiros. Ao todo são 40 peças em troncos, galhos e raízes que retratam elementos simbólicos e figuras do cotidiano, esculpidas em madeira. Algumas peças recebem envernizamento, outras não.

Segundo o escultor, os materiais são coletados em arroios, beiras de rios e matas, e as peças são preparadas em seu sítio. Piu esclarece que procura ressaltar os detalhes das imagens que já vêm esculpidas pela natureza. “Desde menino tinha um olhar atento nas formas das raízes que refletiam inúmeras figuras. Procuro deixar explícitas essas imagens para que as pessoas possam compreender a dimensão da obra”, explica.

O escultor diz que procura retratar em seu trabalho figuras do cotidiano como Ronaldinho Gaúcho, além de animais por meio dos trabalhos “Peixe dourado negro”, “Tatuíra”, “Girafa” e “Tucano”.

TRÊS DIMENSÕES

Outro aspecto importante das esculturas de Piu é a tridimensionalidade. Dependendo do ângulo do observador, a figura muda de forma. O artista mostra que a peça “Freddy Krueger”, por exemplo, num primeiro olhar, lembra o personagem do filme de terror. Ao girar a peça surge um belo tucano e em outro foco a pessoa visualiza uma criatura bizarra.

MUSEU

A exposição ficará exposta durante 100 dias. O museu fica na esquina da Rua Antunes Ribas com a Antônio Manoel, em frente à Praça Pinheiro Machado.

O horário de funcionamento do museu é de terça a domingo, das 9 ao meio-dia e das 14 às 17 horas. Informações no telefone (55) 3313 0175.