Na próxima semana tem o workshop “Da ideia ao projeto – quem tem medo das Leis de Incentivo?”, com Bibiana Osório

0
102

Nos dias 22 e 23 de março, no Centro Municipal de Cultura, a jornalista Bibiana Osório apresentará o workshop “Da Ideia ao Projeto – quem tem medo das Leis de Incentivo?”. O evento ocorre das 19h às 22h, e é destinado para artistas em geral, produtores culturais, jornalistas, publicitários, e demais interessados em políticas culturais.

Conforme Bibiana, “existem várias formas de buscar patrocínio para a execução de ideias. Elas vão desde o crowdfunding (financiamento pela multidão) até os Editais Públicos, passando pelas Leis de Incentivo à Cultura. Todas compartilham de uma necessidade comum: o projeto. Não basta ser um bom artista, é preciso demonstrar que a sua ideia é atrativa, viável, coerente e acima de tudo ter capacidade e clareza para explicar textualmente o que você pensa desenvolver”, explica.

A jornalista esclarece que conquistar apoio (estatal ou privado) requer conhecimento dos mecanismos de incentivo e habilidade na formatação do projeto. “A atual política cultural brasileira privilegia os mecanismos de renúncia fiscal, que colocam as decisões sobre o financiamento cultural nas mãos das empresas, mas não exclui a obrigatoriedade da apresentação de um projeto bem formatado, atraente e executável à primeira vista”, acrescenta.

Para tanto, o workshop “Da Ideia ao Projeto” apresentará noções básicas relativas aos principais meios de fomento à cultura (Leis de Incentivo e Editais Públicos), dando maior enfoque à Lei Rouanet, e abordará os principais tópicos para a estruturação de um projeto cultural. A promoção é da Prefeitura de Santo Ângelo através da Secretaria Municipal de Cultura.

QUEM É BIBIANA OSÓRIO

Bibiana Osório é formada em Jornalismo pela UFRGS e atua desde 2005 no mercado de cinema e TV de Porto Alegre. Concentra seu trabalho nas áreas de Produção e Produção Executiva. Foi assistente de Produção Executiva da Walper Ruas Produções em diversos projetos em longa-metragem. Em televisão, participou em 2008 do curso Caras Novas da RBS TV. Também atuou como assistente de Coordenação do Núcleo de Especiais da RBS TV e posteriormente como produtora do telejornal Jornal do Almoço. Deixou a emissora em 2009 e assumiu a Produção de Base de diversas séries de TV produzidas pela Casa de Cinema de Porto Alegre.

Desde 2010 trabalha como freelancer na elaboração e gestão de projetos culturais para inscrição em editais públicos e leis de incentivo (Lei Rouanet, Lei do Audiovisual, LIC-RS, Fumproarte).

INSCRIÇÕES

As inscrições são gratuitas junto à Secretaria Municipal de Cultura (Rua 3 de outubro, 800). Será fornecido certificado aos participantes.

Conteúdos abordados

– Os principais caminhos para financiar projetos culturais no Brasil
– Leis de Incentivo
– Editais Públicos
– Crowdfunding
– Funcionamento dos principais mecanismos estatais de financiamento à Cultura (Lei Rouanet, LIC – RS / Pró-cultura, Fumproarte, Fundo Municipal de Cultura de Santo Ângelo)
– Estruturação de projeto para Lei Rouanet (mecanismo federal)
– Sistema SalicWeb
– Preenchimento do formulário padrão
– Apresentação de planilhas de orçamento e cronograma padrão
– Links e sites úteis sobre financiamento à cultura