Pedro Ortaça recebe reconhecimento da Câmara de Vereadores de São Luiz

0
157

Músico levou as Missões para outros estados e até outros países, através de seu canto

 O músico Pedro Ortaça recebeu, na noite de quinta-feira (1º), uma homenagem da Câmara de Vereadores de São Luiz Gonzaga, em reconhecimento aos seus inestimáveis serviços prestados divulgando o município e a arte musical missioneira, para o Brasil e exterior. A entrega do Título de Reconhecimento foi proposta pelo suplente de vereador Enderson Rocha de Morais (PDT).

Na homenagem, que contou com a presença de amigos, autoridades locais e regionais, Ortaça agradeceu enormemente o carinho recebido. “Essa homenagem me torna mais feliz ainda, porque o mais difícil é ser homenageado e reconhecido em sua terra. Aqui recebo a homenagem oficial, porque o povo já me homenageou com o carinho que têm pela minha música, e graças a esse carinho, essa força, que até agora estou cantando muito feliz, junto com os meus filhos Alberto, Gabriel e Marianita, e o apoio da minha esposa Rose”, afirmou em seu discurso.

Ortaça também citou e agradeceu algumas autoridades presentes. Ele falou de Carlos Cardinal, presente na homenagem, com o qual compôs algumas canções, como a conhecida “Companheira”. O músico ainda agradeceu a presença do prefeito de Santo Ângelo Eduardo Loureiro, citando também o seu pai, o ex-deputado Adroaldo Loureiro, do qual recebeu a medalha do Mérito Farroupilha. A Eduardo, Ortaça falou: “Transmita para o povo de sua cidade o meu abraço, pois tenho muito carinho por Santo Ângelo, sempre cantei os Sete Povos”. 

OUTRAS HOMENAGENS

Ainda em seu discurso, mais uma vez Pedro Ortaça agradeceu a homenagem recebida em São Luiz Gonzaga: “De tantas homenagens que recebo, acho que essa é a mais significante, pois é na minha terra”. O músico missioneiro já recebeu premiações como Cidadão de São Miguel das Missões, Comenda Sepé Tiaraju de São Luiz Gonzaga, Membro Honorário do Rotary Clube, Prêmio Vitor Mateus Teixeira e Medalha Farroupilha conferidos pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, Troféu Guri da RBS TV e Rádio Gaúcha, Título de Mestre das Culturas Populares do Ministério da Cultura, Troféu Ouro das Missões, Troféu Contra Todos os Ventos e Título de Membro Honorário da Força Aérea Brasileira.

O proponente da homenagem, Enderson Rocha de Morais, justifica o título concedido ao tronco missioneiro. “Pedro Ortaça levou o nome da nossa cidade e sua música para a Argentina, Paraguai e Uruguai, bem como, para onze estados brasileiros, apresentando-se em centenas de locais de grande expressão cultural e política, como a Esplanada dos Ministérios, em Brasília e no Fórum Social Mundial, em 2005”, declarou Enderson.

O suplente de vereador também destacou que o músico conta com oito discos de vinil gravados, 10 CD’s, três CD’s de Alberto e Gabriel Ortaça e o mais recente trabalho é o DVD, mostrando importantes locais como o Sítio Arqueológico de São Miguel das Missões, São Luiz Gonzaga, Santo Ângelo e São Borja, que qualifica como um verdadeiro registro da cultura missioneira.