Concessionárias esperam crescimento nas vendas deste ano mesmo com aumento do IPI

0
137

Veículos novos estão sendo reajustados de forma gradual. Revendedoras ainda têm veículos de 2013

Quem for adquirir seu automóvel em 2014 pagará um preço maior com o aumento da alíquota do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). O aumento está sendo repassado de forma gradual. Num primeiro momento o aumento é de 1% e a partir de julho, com o restante do reajuste, o imposto deverá chegar a 7%. Em Santo Ângelo, o aumento do IPI já pode ser verificado nas concessionárias da cidade.

MECAUTOR

O gerente de vendas da concessionária Mecautor/Volkswagen, Fernando Rigo, acredita que o aumento de 1% no IPI não deverá reduzir as vendas.

Ele lembra que o Governo Federal está implantando o reajuste de forma gradual tendo em vista que os veículos 1.0 produzidos em 2014 terão que contar com air bag e freios ABS. “Os veículos 1.0 representam 70% de nossas vendas. O impacto maior somente poderá ser observado a partir de julho, quando será feito novo aumento de 6%. No entanto esse aumento inicial de 1% somado à obrigatoriedade desses novos componentes de segurança vai representar um aumento real de 3% no preço desses veículos”, explica.

Rigo também revela que as vendas nos últimos dois anos permaneceram estáveis. Em 2012 foram comercializados cerca de 500 veículos, o mesmo número de 2013. A Mecautor tem ainda quatro unidades com IPI diferenciado de 2013.

NICOLA

Já o gerente de vendas da Nicola/Chevrolet, Rafael Nicola Pinto, explica que pela primeira vez em 10 anos o mercado nacional teve uma leve queda. No entanto, salienta que no Rio Grande do Sul as vendas tiveram crescimento em todas as áreas operacionais.

A Nicola Veículos de Santo Ângelo em 2013 vendeu 533 unidades entre novos e usados e em 2013 fechou com 909 veículos comercializados, ou seja, um aumento de 70,54%.

“Com o aumento do IPI deveremos ter queda do fluxo de loja, mas nossa perspectiva é boa para este ano. A montadora prevê crescimento tanto no mercado nacional quanto regional”, salienta o gerente.

Rafael revela, ainda, que a Nicola Veículos ainda possui alguns modelos 2013 em estoque, sem o aumento no preço.