Procon defende diálogo e sensibilidade em crise pandêmica

0
170
Órgão de proteção do consumidor de Santo Ângelo participa de campanha nacional de orientação durante a pandemia

O Procon de Santo Ângelo, juntamente com a Associação Gaúcha de Procons (AGPM) e demais órgãos da Associação Brasileira de Procons (Proconsbrasil), iniciaram na última segunda-feira (20), a campanha “Contrato não é só um Papel, Contrato Tem Rosto”.

Segundo o coordenador do Procon de Santo Ângelo, Ricardo Montes de Jesus, o objetivo da campanha é orientar os consumidores sobre os seus direitos e deveres durante a pandemia de Covid-19, a qual trouxe transtornos para a sociedade em geral, o que inclui consumidores, fornecedores e trabalhadores. “A iniciativa busca promover diálogo entre consumidores e fornecedores, oportunizando que cada um apresente suas dificuldades, e de uma forma humanizada e transparente, encontrarem juntos, negociações possíveis para que haja a manutenção dos contratos, sem inviabilizar a sobrevivência dos consumidores e nem a continuidade da atividade econômica”, explica.

O Procon lembra que, para a eficácia dessa proposta, será necessário que as empresas negociem com os consumidores e não se esquivem de sua responsabilidade social, ressaltando que a alternativa busca o equilíbrio e o bom senso, sem impedir o órgão de defesa do consumidor de aplicar sanções em caso de práticas abusivas, postura que forma alguma tem sido ou será tolerada.

Segundo o diretor de Relações Institucionais do Procon, Valter Portalette, os tempos são difíceis para todos e a pandemia não escolheu lado. “Consumidores, que são os clientes das empresas, perderam renda e precisam ter seus direitos respeitados.  As empresas perderam movimento, clientes, faturamento e precisam continuar de portas abertas para manter o sustento dos seus proprietários e funcionários. Relações de consumo têm rosto, história e família. Todos estão do mesmo lado. É preciso diálogo, sensibilidade e equilibro”, explica.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here