Governo incentiva empreendedorismo nas escolas municipais

0
131
Videoconferência sobre o programa foi considerada extremamente positiva. Foto: Divulgação

Em 2019 quatro escolas da rede pública municipal de Santo Ângelo participaram do Programa Jovem Empreendedor Primeiros Passos (JEPP), promovido pelo Sebrae com o apoio da gestão por meio da Secretaria de Educação e do Programa Inova Santo Ângelo, envolvendo centenas de pais, professores e alunos do ensino fundamental.

A experiência foi considerada extremamente positiva, na avaliação do prefeito Jacques Barbosa; da secretária municipal de Educação, Eliane Carpes; da coordenadora do Programa Inova Santo Ângelo, Helenice Reis; do vice-presidente da Agência de Desenvolvimento local, Carlos Oberdan Rolim; dos professores envolvidos e das direções dos quatro educandários que participaram do JEPP.

Para ampliar o número de educandários envolvidos, assim que retomadas as aulas presenciais, o Governo Municipal e o Sebrae, com a participação da supervisora Paula Nicolini, estão realizando videoconferências com a direção e os professores da rede, apresentando o programa e incentivando a participação dos docentes. O Sebrae fará a capacitação dos professores interessados em implantar o JEPP em sala de aula.

PENSAR DIFERENTE

O prefeito Jacques participou da videoconferência com mais de 70 professores, na tarde desta quinta-feira (4), ocasião em que defendeu a adesão dos educandários ao JEPP, preparando em longo prazo os alunos do ensino fundamental para o empreendedorismo e a pensar diferente.

“Quando se fala em desenvolvimento econômico, também falamos em desenvolvimento humano. É um projeto fundamental para o município. É importante que todas as séries e todas as escolas municipais participam do programa. É uma oportunidade de crescimento e esta transformação começa pelos professores. A educação muda a vida das pessoas”, argumentou.

Jacques projeta para o encerramento do programa, uma grande feira no Parque de Exposições Siegfried Ritter, com a apresentação dos resultados obtidos em sala de aula.

A coordenadora do Programa Inova Santo Ângelo, Helenice Reis, destacou que a inovação só irá acontecer com uma educação forte na base.

PROGRAMA

Paula Nicolini, supervisora do Sebrae, apresentou o JEPP por meio de videoconferência aos professores e diretores, destacando a abordagem de temas centrais como “Comportamento Empreendedor e Plano de Negócios”; “Incentivando a Cultura da Cooperação, da Inovação, da ecossustentabilidade, ética e cidadania”; e os propósitos do programa. “Empreender não significa apenas ter um negócio, mas ter atitudes na vida. Transformar jovens em cidadãos”, afirmou.

A secretária municipal de Educação, Eliane Carpes, disse esperar que as videoconferências despertem o interesse dos professores pelo programa. A partir da manifestação de interesse, o SebraeE dará início à capacitação dos docentes, por meio de cursos presenciais ou online, com certificação aos participantes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here