7º RPMon está preparado para garantir segurança nos jogos da Série A2

0
96

Pelotão de Operações Especiais fará o policiamento dos jogos em Santo Ângelo

O Santo Ângelo tem sua estreia marcada para este domingo (23) contra o Riograndense, em casa. Para garantir a segurança de jogadores, equipe de árbitros e torcida, o 7º RPMon já está preparado para este evento, pois, segundo o comandante do pelotão, Major Jacob Pinton, a experiência é de vários anos com este tipo de policiamento. “Já conversamos com a diretoria repassando orientações. Também já realizamos a vistoria no Estádio, juntamente com a Polícia Civil e Corpo de Bombeiros. Os alvarás e laudos estão liberados”, afirma Pinton.

Para o comandante do 7º RPMon, o Estádio da Zona Sul tem uma das melhores estruturas do Estado. “Sempre fazemos a ressalva de que torcedores não podem atirar objetos no gramado, porém este estádio tem uma boa estrutura, que até impede muitas destas ações, dando maior tranquilidade aos presentes”, diz.

Serão disponibilizados do efetivo santo-angelense 25 policiais para fazer a segurança antes, durante e após a partida. Os brigadianos recebem treinamento especial para este tipo de evento. “Muitos pensam que nosso trabalho é só na hora do evento, mas é mais complexo. Fazemos a inspeção no local 1h30min antes, abrimos os portões, realizamos a revista. Durante o jogo cuidamos da segurança de todos e depois garantimos o deslocamento para casa”, explica o major.

RECOMENDAÇÕES AOS TORCEDORES

O Tenente Joaquim Monteiro, que supervisionará as operações através do Pelotão de Operações Especiais – POE, comenta que é natural que os ânimos se acirrem, contudo nenhuma ocorrência grave foi registrada até hoje. Não são permitidas armas de fogo, brancas ou de qualquer espécie; substâncias tóxicas; balões; vasilhames de vidro ou que contenham bebida, latas, copos e garrafas plásticas; materiais que possam causar ferimentos; fogos de artifícios ou similares; material de chimarrão; guarda-chuva com ponta; rádios com pilhas médias em diante.

“Recomendamos que os torcedores cheguem com antecedência para evitar aglomeração em frente ao estádio. Também não estacionar em locais muito isolados, com pouca iluminação, e fechar bem o automóvel”, ressalta Monteiro.