Asaf não disputará Estadual Série Prata no próximo ano, diz Zanetti

0
101

Situação financeira e falta de patrocínio foram decisivos para a não participação da Asaf

A Associação Santo Ângelo de Futsal (Asaf) anunciou nesta segunda-feira (9), em nota oficial à imprensa, que não disputará o Estadual Série Prata de Futsal em 2014. O time, que neste ano jogou a Série Ouro e foi rebaixado, manterá apenas as suas categorias de base na próxima temporada. Conforme o presidente José Augusto Zanetti, a decisão ocorreu devido à carência de recursos financeiros. Assim, a agremiação irá abdicar de sua vaga junto à Federação Gaúcha de Futebol de Salão.
“O motivo principal e decisivo é que, embora tenham sido feita inúmeras tratativas junto a potenciais patrocinadores, não houve disposição por parte das empresas procuradas em destinar valores suficientes para organização e montagem de equipe para a disputa. O principal patrocinador da equipe em 2013 não demonstrou interesse em renovar contrato de patrocínio para 2014, em razão de a Asaf não disputar a Série Ouro, o que traria menor visibilidade e retorno publicitário à empresa. Também há inúmeras dificuldades junto à administração pública para destinação de recursos à Asaf, alegadamente por restrições legais e orçamentárias”, justifica a direção da Asaf na nota.
Zanetti lembra que neste ano, durante a disputa da Série Ouro, as despesas da Asaf foram superiores aos valores arrecadados, dentre os quais aqueles destinados pelos patrocinadores. Recentemente, em prestação de contas para apoiadores, imprensa e autoridades, a Asaf anunciou que o déficit no ano foi de aproximadamente R$ 48 mil. Para sanar esse desequilíbrio entre receitas e despesas, a associação necessitou de empréstimos junto à diretoria.
“Um dos motivos foi a falta de compromisso e responsabilidade por parte de alguns patrocinadores em honrar compromisso financeiros assumidos com a entidade, não dando o retorno comprometido e pactuado”, aponta Zanetti.
Por fim, a nota da diretoria da Asaf garante que, como entidade modificadora, incentivadora e motivadora da prática esportiva junto à comunidade local, permanecerá competindo com as categorias de base, dando continuidade ao trabalho social desenvolvido pela associação.