Base da Asaf treina para disputa do Estadual

0
103

Grupo é formado por aproximadamente 80 atletas, dividido nas categorias Sub-13, Sub-15 e Sub-17

Um grupo de aproximadamente 80 atletas, dividido nas categorias Sub-13, Sub-15 e Sub-17, forma a base de jogadores que futuramente devem viajar Estado a fora para representar Santo Ângelo. Trata-se das categorias de base da Associação Santo Ângelo de Futsal – Asaf, que hoje disputa o Estadual Série Ouro de Futsal. Sem custo, as jovens promessas se reúnem diversas vezes por semana no Ginásio Marcelo Mioso, intercalando com o horário de estudo, para se preparar para a estreia nas competições oficiais.

As duas equipes de jogadores com mais de 13 anos disputarão competição estadual neste ano. A equipe Sub-17 tem como técnico Fábio Ávila da Silva, o Fabinho, que joga no time profissional da Asaf. Desde 4 de março, ele treina um grupo de 20 atletas, com encontros diários das 17h30min às 19h. Conforme o técnico, a estreia no Estadual Sub-17 de Futsal será em 18 de maio, e da competição devem participar 25 equipes de todo o Estado. “Os jogos serão todas as semanas, provavelmente aos domingos”, destaca.

Os times participantes da competição serão divididos em três chaves de seis equipes, e uma chave de sete. Classificam-se os quatro primeiros colocados de cada chave. “Cada time é obrigado a colocar uma categoria de base para disputar o Estadual”, explica Fabinho, lembrando que a Asaf decidiu manter os atletas que já jogavam em 2012 e criar outras categorias.

O atleta Matheus Ebres, de 16 anos, que faz parte do elenco do Sub-17, há aproximadamente um mês treina com o time profissional da Asaf. O ala destaca que a integração com o time adulto o fez ter melhorias principalmente na parte física e na movimentação. “O técnico Raul Sawitzki cobra bastante a preparação física. E o jogo do time profissional é mais rápido, é outro ritmo”, afirma ele, que concilia a aula no 2º ano do Ensino Médio do Instituto Odão Felippe Pippi com os treinos, no final de tarde no Sub-17 e à noite com o adulto.

SUB-15

As equipes Sub-15 e Sub-13 são treinadas pelo massagista da Asaf, Peri Adriano Fernandes. O time Sub-13 é composto por duas turmas de 20 atletas, que treinam segundas e quartas pela manhã, das 10h às 11h30min, e outra à tarde, das 16h às 17h30min. Já o Sub-15 possui 20 atletas, com treinos diários das 17h30min às 19h, também no Ginásio Marcelo Mioso, intercalando com os jogadores do Sub-17.

O Estadual Sub-15 de Futsal começa dia 1º de junho. Participam da competição 25 equipes, divididas em cinco chaves de quatro e uma chave de cinco, onde classificam-se as três primeiras colocadas.