Comissão é nomeada para iniciar pesquisas para o Memorial do Esporte de Santo Ângelo

0
90

Feitos históricos do esporte santo-angelense terão espaço em uma sala no Marcelo Mioso

Na noite da última terça-feira, representantes de diversas modalidades esportivas de Santo Ângelo estiveram reunidas no auditório do Centro Municipal de Cultura, para acompanhar o lançamento do projeto Memorial do Esporte.

O prefeito Eduardo Loureiro, o coordenador do Departamento de Esportes, Hed Vilson Pires e a funcionária do Museu José Olavo Machado, Clotilde Mousquer Farias, coordenaram a reunião.

Uma sala no Ginásio Marcelo Mioso abrigará o Memorial do Esporte de Santo Ângelo. “A ideia é realizar uma distribuição cronológica e com relevância histórica dos fatos ligados ao esporte, com os personagens e heróis do nosso esporte”, salienta Hed Vilson Pires.

Clotilde explicou como é o funcionamento de um memorial, salientado que todos os objetos pertencentes ao acervo terão de ser documentados e fichados em um cadastro. “Teremos de ser muito seletivos na hora de realizar a triagem do material”, salienta.

De acordo com ela, também será necessário a colaboração das pessoas que viveram o esporte de Santo Ângelo para relatar aos visitantes do Memorial, os fatos históricos. “Teremos de trabalhar, também, com “história oral”, que é considerada um documento”.

Na oportunidade, foi nomeada uma comissão, que ficará responsável pela pesquisa e triagem do material histórico. Também será tarefa desta comissão, realizar o cadastro dos objetos e doações ao memorial.

Ao final da reunião, o secretário de Cultura de Santo Ângelo, Leoveral Goelzer Soares, já fez o primeiro anúncio para o Memorial. “Possuo um acervo com cerca de 500 fotografias de Bruno Schmidt, principalmente sobre o futebol na nossa cidade, que coloco a disposição da comissão”, observa.

A comissão é composta por: Hed Vilson Pires, coordenador de esportes; Osmar Campos, presidente do Conselho Municipal de Esportes, Marlon Moreira, funcionário do Departamento Municipal de Esportes, Clotilde Mousquer Farias, do Museus José Olavo Machado e os esportitas Antonio Evaldo de Oliveira, o Pontes, João Carlos, o Gu e Mauro Vieira Freitas.