Dia do Desafio mobiliza comunidade para prática de atividades físicas

0
116

Santo Ângelo disputa com Elota, do México qual das cidades mobiliza mais habitantes

A Praça Pinheiro Machado recebeu ontem pela manhã a abertura da programação do Dia do Desafio, celebrado anualmente na última quarta-feira do mês de maio. O principal objetivo desta data é motivar a população a prática de atividades físicas, seja para melhorar a saúde física como também a mental.

Esta foi a 22ª edição do Dia do Desafio. A iniciativa propõe que as pessoas interrompam as atividades rotineiras e pratiquem pelo menos 15 minutos de consecutivos de atividades variadas como caminhada, corrida, pedalada, dança ou atividades recreativas. A ação acontece em forma de disputa saudável entre dois municípios do mesmo porte populacional do Continente Americano. O município que mobilizar mais pessoas em relação ao número oficial de habitantes vence. Nesta edição, Santo Ângelo compete com o município de Elota, do México.

Na Capital das Missões, o Dia do Desafio é promovido pelo Sistema Fecomércio-RS/Sesc em parceria com a prefeitura. A abertura da programação também contou com a participação de escolas de Santo Ângelo. Durante todo o dia, instituições em diversas áreas do município também participaram do Dia do Desafio promovendo atividades físicas.

Em 2016, a ação recebeu mais três mil cidades inscritas, num total de 20 países. No Brasil, são 1.866 municípios, totalizando a adesão de 20 Estados. Ao redor da América Latina, países como México, Guatemala, Cuba e Venezuela também irão participar. O resultado da competição sai em dois dias e ganha a cidade que conseguir o maior percentual de participação, em relação ao número de habitantes, em pelo menos 15 minutos, de uma atividade física ou esportiva.