Ginga Missões reuniu, no Centro de Cultura, capoeiristas do Brasil e da Argentina

0
132

De quinta-feira (15) a domingo (18), 137 alunos de capoeira, mestres, professores e instrutores de todo o país e também de Mendoza, na Argentina, participaram do evento de capoeira Ginga Missões, no Centro Municipal de Cultura, em Santo Ângelo, com o tema: “Todos Diferentes, Todos Iguais”.

O grupo de capoeira Recôncavo, coordenado pelo Mestre Vladimir Farias, em parceria com a Prefeitura de Santo Ângelo, através da Secretaria Municipal de Cultura, organizou o evento.

O objetivo do evento foi promover o intercâmbio entre capoeiristas do Mercosul para troca de conhecimentos e saberes da arte popular, essencialmente brasileira, ampliando a difusão e o acesso a um saber tradicional, fundamentado em prática e reflexão.

Segundo o mestre Vladimir, o evento superou todas as expectativas. “Foi algo extraordinário, surreal. Os participantes ficaram encantados com a cidade. Foi apresentado, no evento, um alto nível técnico dos capoeiristas. A capoeira é uma prática muito envolvente, a única luta que tem a sua própria música, seu próprio ritmo no mundo”, revela.

Participaram do evento, o Mestre Carson de Porto Alegre, Mestre Sandoval de Salvador, Bahia, Mestre Churrasco de Caxias do Sul, Mestre Delmar de Porto Alegre, Mestre Paulinho de Panambi, Mestre Pagode de Santa Maria, Mestre Cesinha de São Gabriel e Mestre Marcelo de Camboriú, Santa Catarina, os contra-mestres Vandamme de Joaçaba/SC, Toiço de Rio Grande e Duda de São Sepé.

PROGRAMAÇÃO

Na programação, oficinas e debates desenvolvendo o tema inclusão social através da capoeira, nas escolas, no meio acadêmico, e a prática da capoeira como uma filosofia de vida.

Também esteve presente um auditor do Ranking Brasil de Capoeira, que entregou o troféu recorde de superação a capoeirista Maria Luiza Coelho Silva, 62 anos, de Rio Grande, por ser a capoeirista mais idosa do Brasil.

A programação do Ginga Missões contou, ainda, com o batizado de capoeira, que é uma festa onde a criança ou adulto entra pela primeira vez, oficialmente, numa roda de capoeira. Na ocasião, a criança ou adulto joga com um instrutor, professor, contra-mestre ou mestre de capoeira onde o aluno deve mostrar o seu desenvolvimento e os ensinamentos que lhe foram passados durantes as aulas. No batizado, realizado no sábado à noite, no auditório do Centro de Cultura, o grupo Euwá Dandaras, de Santa Maria, realizou uma apresentação de danças e ritmos africanos, que contagiou o público.

O Ginga Missões teve o apoio da Prefeitura Municipal de Santo Ângelo, através das secretarias de Esporte e Turismo, Educação, e a secretaria de Cultura. O Bazar Mesquita e a Loja Trilha cederam brindes para sorteio durante o evento, e o transporte dos mestres foi realizado pela Locadora Pontual Veículos.