Pensar na classificação sem se descuidar da zona de risco

0
91

Santo Ângelo tem chances reais de classificação, mas ainda está próximo da zona de rebaixamento

Lutando para manter vivo o sonho da classificação e continuar se afastando da zona de risco, o Santo Ângelo enfrenta hoje (26), novamente no Estádio da Zona Sul, a partir das 16h, o Avenida, pela 5ª rodada do 2º turno da Divisão de Acesso. A três jogos do fim da fase classificatória deste 2º turno, o time está na 4ª colocação do Grupo A, com 7 pontos, e, na classificação geral, ocupa o 13º lugar, primeira posição fora da zona de rebaixamento.

TRÊS SITUAÇÕES
Entre a quarta e a quinta-feira desta semana que chega ao fim, três situações, sendo duas positivas e a outra desfavorável, dizem respeito diretamente à situação do Santo Ângelo no campeonato.

Primeira situação positiva: na rodada anterior, um empate que tinha tudo para ser uma derrota contra um concorrente direto na luta contra o rebaixamento – uma vez que o 2 a 2 foi alcançado aos 48 minutos do segundo tempo –, o União Frederiquense, manteve o Santo Ângelo quatro pontos distante da zona de descenso. Uma derrota poderia ser mais do que trágica, diante do fato de que o União, 14º colocado na classificação geral, hoje o primeiro que seria rebaixado, passaria a somar 13 pontos e deixaria o time missioneiro com 14.

Segunda situação favorável, desta vez dizendo respeito à classificação às quartas de final: ao mesmo tempo em que o Santo Ângelo empatou na 4ª rodada, concorrentes diretos do Grupo A – como o Tupi, o Internacional-SM e o próprio União que o time enfrentou – também empataram, e o Canoas perdeu. Ou seja, hoje, embora ocupe a 4ª colocação em função do menor saldo de gols, o time tem 7 pontos ao lado de duas equipes, e outras duas somam 6 – sinal de que a disputa está equilibrada e de que o Santo Ângelo está vivo nela.

Já a terceira situação, desta vez desfavorável para o Santo Ângelo, é que o time foi ultrapassado pelo Panambi na classificação geral, que na última rodada, em casa, na quinta-feira, goleou o Riopardense por 4 a 0. Hoje, com os mesmos 15 pontos do Santo Ângelo, o time panambiense vence no saldo de gols.

TÉCNICO PRESTIGIADO
O Santo Ângelo iniciou o 2º turno com duas vitórias consecutivas. Depois, foi goleado pelo Internacional-SM por 4 a 0, fora de casa, e, em casa, conseguiu um empate com o União no final do segundo tempo. O diretor-executivo de futebol, Edson Machado, frisa que a direção está satisfeita com o trabalho do técnico Elton Petry. Um mau resultado nesta tarde não afetaria o quadro, ressalta o dirigente.

“Mesmo diante de uma eventual derrota hoje, ainda teremos chances boas de classificação. O Petry está prestigiado”, afirma. Daqui para a frente, com a fase classificatória próxima do fim, cada uma das três partidas que restam será encarada como uma decisão – e será determinante tanto para o alcance da glória quanto para fugir do desastre.