Projeto de Futebol para Surdos forma equipe feminina

0
118

Iniciativa em Santo Ângelo envolve parceria entre Apassa, Arena Society da XV, Uníntese e Cededica

Além de colaborar com a saúde, o esporte vem se destacando como importante prática para promover a igualdade e a inclusão social, em seus diversos cenários. Em Santo Ângelo, o “Projeto de Futebol para Surdos” vem sendo realizado desde abril deste ano e foi ampliado com a formação de equipe feminina. Conforme o coordenador das atividades, professor Hed Vilson Pires, são 30 meninas que participam, sendo 15 surdas e 15 ouvintes que treinam juntas. Os treinamentos ocorrem nas tardes de sábado, na Arena Society da XV.

O “Projeto de Futebol para Surdos” ocorre através da parceria que envolve a Associação de Pais e Amigos dos Surdos de Santo Ângelo (Apassa), Arena Society da XV, Uníntese (entidade de capacitação para tradução e interpretação de Libras – Língua Brasileira de Sinais) e Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cededica).

Conforme o coordenador do projeto, aqueles que tiverem interesse em participar das atividades podem entrar em contato com a Arena, onde ocorrem os treinamentos. Destaca ainda que não há custos para a participação.

No próximo final de semana haverá torneio interno entre equipes mistas de surdas e ouvintes. Os treinamentos também visam a preparação das equipes para a disputa e participação em eventos externos.