Santo Ângelo: uma oportunidade no futebol a 5 mil km de casa para Mateus

0
102

Jovem de 16 anos veio de Natal para a capital das Missões para fazer testes no Paarc Sports

 Mateus Alexandre Barros de Oliveira, 16 anos, percorreu 5 mil km, de Natal, capital do Rio Grande do Norte, até Santo Ângelo, em busca do sonho de ser jogador de futebol. Uma história muito comum no Brasil. Um país continental, onde o futebol criou raízes e dá oportunidades.
O jovem vem para tentar a sorte no Paarc Sports, treinado por Adelino Somavilla. Mas ele não veio sozinho. Junto com ele, seu pai: Alexandre Barros de Oliveira. O maior incentivador e fã de Mateus. “Desde que ele tem sete anos, eu acompanho seus jogos, faço vídeos e incentivo na beira do campo. Tanto é que, uma vez até me convidaram para ser técnico do time que ele jogava, de tanto que eu ia aos treinos. E eu aceitei”, brinca o pai.

Foram esses vídeos que ajudaram Mateus a ganhar essa oportunidade no futebol gaúcho. “Coloquei alguns vídeos na internet, mandei para diversas pessoas, até que eu cheguei ao empresário, que é natural de Santo Ângelo, Cesar Gaúcho, que nos trouxe até o Paarc Sports”, relata.

Alexandre, que fez questão de acompanhar o filho nessa jornada, ficou em Santo Ângelo quatro dias e regressou, na quarta-feira à Natal, levando consigo um misto de orgulho e apreensão. “O Mateus nunca ficou longe de nós por muito tempo. Tanto é que minha mulher, as avós dele, toda a família chora pela distância que ele vai ficar da gente. Mas é assim mesmo, ele vem atrás de uma oportunidade. Será uma grande experiência, com certeza”, observa.

Do Rio Grande do Norte às Missões

Embora jovem, Mateus já tenha uma história no futebol do Rio Grande do Norte, com passagens bela base do ABC e América, os dois times grandes do estado, a oportunidade veio no sul. “Infelizmente, lá em Natal ele não teve as oportunidades que merecia pelo seu potencial. É um estado que não valoriza como deve os talentos de casa no futebol”, critica o pai.
Também jogou no Guarani de Natal, onde se destacou e recebeu a oportunidade de vir para Santo Ângelo. Chegou a ser um dos artilheiros do campeonato estadual sub-16, em 2011.

SANTO ÂNGELO

Mateus ficará, a princípio, um mês treinando e jogando no Paarc Sports. É esse o tempo que ele tem para mostrar o seu futebol. “Se o Mateus ficar será muito bom. Se não der certo vai valer igual como experiência. São poucos que têm coragem e atitude como ele teve, de largar tudo e jogar futebol a 5 mil km de casa”.
E o jovem sabe da responsabilidade que tem nos ombros, mesmo assim, só pensar em agarrar a oportunidade. “Tenho que aproveitar essa chance, porque pode não acontecer novamente”, salienta Mateus.