Sub-15 da Asaf estreia no Estadual contra o Guarany

0
103

O time sub-15 da Asaf, de Santo Ângelo, irá estrear contra o Guarany, no Estadual Sub-15 de Futsal. O jogo será no domingo (16), a partir das 15h, em Espumoso.

A preparação do grupo para a estreia está sendo feita pelo treinador Peri Adriano Fernandes, com treinos durante a semana no Ginásio Marcelo Mioso. O primeiro teste já foi realizado em amistoso contra o Cededica, em que o time sub-15 da Asaf venceu por 8 a 3.

“A diretoria da Asaf tem a visão de que é preciso formar jogadores, pois sai mais barato do que trazer atletas de fora”, destaca Peri, que também treina a equipe sub-13 da agremiação. Com os garotos mais jovens, o trabalho é focado no passe, na colocação e no grupo. Para o sub-15, o treinador começa a cobrar preparação física, força e reação. Já para o time sub-17, a cobrança é maior, com a parte física, tática. “Aí se coloca em prática toda a teoria que aprendeu”, complementa o treinador.

“Para os pequenos, logo ensinamos as posições dos jogadores, o que cada um faz, pois quem vai jogar futsal quer chegar e fazer o gol. Então temos que ensinar que todas as posições são relevantes e todos trabalham para que o gol aconteça. Ou seja, todos são importantes, e desde os 13 anos eles têm que entender isso”, explica Peri.

CONCILIAÇÃO COM A AULA
O técnico Peri Fernandes ressalta que as notas dos alunos na escola são cobradas inclusive nos treinos de futsal. “Sabemos onde eles estudam, falamos com os pais, cobramos para que tragam os boletins”, diz Peri, ao ressaltar que há disciplina dos jogadores quanto à frequência e disposição de aprender. “Eles se inspiram nos atletas do adulto, vêm que os grandes fazem também o aquecimento, alongamento, passe e trabalho com a bola. Ou seja, com os pequenos só há menos força, agilidade e rapidez, mas o trabalho é o mesmo”, ressalta.
Sobre o Guarany de Espumoso, Peri ressalta que é um time com anos de trabalho com a base, e que o jogo de domingo deve ser difícil.

SUB-13
O time Sub-13 da Asaf, que não disputa campeonato estadual neste ano, deverá promover a Copa Asaf no fim de semana de 13 de julho, quando o time profissional folga na rodada. Devem participar pelo menos oito equipes da região. Na preparação do Sub-13 até agora, a equipe perdeu para o Cededica de Santo Ângelo e venceu o CMD de Catuípe.