
Com a documentação em fase final de tramitação, obras de instalação concluídas e o maquinário instalado, a Agroindústria de Melado Pedó & Pedó, do Rincão dos Mendes, deve iniciar suas atividades na primeira quinzena de maio, com mercado abrangente em Santo Ângelo para absorver a produção inicial de 2,5 toneladas mensais.
Este é décimo oitavo empreendimento rural familiar formalizado pela atual gestão e o primeiro na fabricação de melado, impulsionado por meio da Lei de Incentivo à Agricultura Familiar e às Agroindústrias, instituída pelo prefeito Jacques Barbosa para fortalecer o setor.
No início da tarde desta quarta-feira, 22, o prefeito Jacques e o coordenador das Agroindústrias e das Associações de Produtores da Secretaria Municipal da Agricultura, Diomar Formenton, estiveram na propriedade rural a fim de prestigiar os empreendedores e conhecer o processo de fabricação do melado, conduzidos por Santo Luis Pedó, patriarca da família, com mais de 30 anos de experiência na atividade.
INVESTIMENTOS
A família investiu R$ 100 mil na edificação do prédio onde funcionará a agroindústria e na aquisição de equipamentos automatizados para o beneficiamento da cana de açúcar. Na ocasião, a família destacou a atenção recebida do Governo Municipal em seus pleitos para tornar possível a instalação do empreendimento. “Fomos muito bem atendidos. Todas as nossas solicitações foram atendidas”, afirmou Santo.
“Estamos fazendo tudo que está ao nosso alcance para fomentar o desenvolvimento da agricultura familiar”, assinalou o prefeito Jacques, lembrando que o Governo Municipal tem impulsionado o setor colocando profissionais nutricionistas e veterinários à disposição para rotulagem nutricional dos produtos e certificação da qualidade sanitária; investimentos para a ampliação do Pavilhão de Hortifrutigranjeiros; apoio técnico na formalização das agroindústrias; além de várias medidas em defesa da agricultura familiar.
Formenton afirmou que o Governo Municipal auxiliou os produtores nos encaminhamentos dos documentos legais para a formalização, na elaboração do projeto arquitetônico do espaço físico da agroindústria e na execução de melhorias estruturais na propriedade.
PRODUÇÃO & MERCADO
Diomar Formenton comemora que a Agroindústria Pedó & Pedó já entrará em atividade com praticamente toda a produção de 2.500 quilos mensais absorvida pelo mercado local e pelos programas com a merenda escolar (PNAE) e o de aquisição de alimentos (PAA).
O planejamento da agroindústria para o futuro é investir também na produção de suco de cana de açúcar.
A família Pedó revela que a estiagem reduziu a produção de cana de açúcar na propriedade, no entanto, estabeleceu parceria com agricultores da comunidade, para adquirir a matéria prima do melado, ação que manterá a estimativa de fabricação do empreendimento.
Também recepcionaram o prefeito Jacques e o coordenador das Agroindústrias na propriedade rural de Santo Pedó, a esposa Maria de Fátima, o filho Antônio, a nora Camila Bueno Pedó e a neta Lara.