Aumenta representatividade feminina nas câmaras da região

0
36

A representação feminina nas câmaras de vereadores dos municípios da 45ª Zona Eleitoral aumentou com os resultados da eleição do último domingo (15). Das seis atuais vereadoras serão dez a partir de janeiro.

Santo Ângelo sofreu redução. Das duas vereadores atuais, Jacqueline Possebom foi reeleita e Zilá Andres não concorreu. Ou seja, a Câmara Municipal de Santo Ângelo contará com uma vereadora no próximo mandato.
Inicialmente, pois a primeira suplente do PDT é Simone Lunkes, que dependendo da composição do secretariado municipal poderá assumir. Assim, voltariam a ser duas.

Eugênio de Castro também teve redução da bancada feminina. Em 2016 foram eleitas três vereadoras: Sirlei Reginaldo (PP), Altiva Teixeira e Nádia Noronha Reis, ambas do MDB. As duas primeiras foram reeleitas e Nádia ficou na suplência.

São Miguel das Missões passa a ter representatividade feminina na Câmara de Vereadores. Thaise Martins Schonardi, a Kaká, foi eleita pelo PDT.

Em Entre-Ijuís, a atual vereadora Marilete Klamt (PP) não se reelegeu. Em contrapartida, foi eleita Luciana de Souza, a Lu da Vacina e uma mulher trans, Yasmin Prestes, pelo MDB.

O que chama a atenção é a representatividade feminina na Câmara de Vereadores de Vitória das Missões. A bancada atual tem uma vereadora, Anita Minetto (PDT), que foi reeleita. Também elegeram-se Nara Callegaro (PP), Denise Souza (PT) e Vitória de Fátima Bunini (MDB). Dos nove vereadores eleitos, quatro são mulheres.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here