Brasil tem nove casos confirmados de Coronavírus

0
186

Em São Paulo são seis, no Rio de Janeiro um e no Espírito Santo também um. Na manhã desta sexta-feira (6) foi confirmado o nono caso, na Bahia. A paciente é uma mulher de 34 anos, moradora de Feira de Santana, cidade a cerca de 100 Km de Salvador, que retornou da Itália em 25 de fevereiro. No país europeu, ela teve passagens pelas cidades de Milão e Roma – região que concentra a maior parte dos casos de coronavírus na Itália.

Na quinta-feira (5), o Ministério da Saúde confirmou quatro novos casos de coronavírus no Brasil. Um no Rio de Janeiro, no município de Barra Mansa, um no Espírito Santo e dois em São Paulo.

Os dois casos de São Paulo têm relação com o primeiro caso de COVID-19 no país, chamado de paciente 1. Contudo, isso não significa que há transmissão comunitária, ou seja, que o vírus esteja circulando na sociedade sem conhecimento da sua origem. Por enquanto, é considerado transmissão local, pois está restrito e circulando em um grupo de pessoas.

“Estes dois casos estão relacionados entre si. Sabemos a origem da transmissão. Por isso são considerados transmissão local. Quando não conseguimos relacionar a transmissão com o caso já confirmado, ela é considerada transmissão comunitária. É o que ocorre em países como a China, Itália e Estados Unidos”, explicou Wanderson de Oliveira, secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde.

O caso do Rio de Janeiro também trata-se de uma mulher de 27 anos com histórico de viagem pela Itália e Alemanha, em fevereiro. No Espírito Santo, o caso confirmado é também de uma mulher, de 37 anos, e histórico de viagem pela Itália.

O Rio Grande do Sul está com 104 casos suspeitos. As suspeitas estão distribuídas em 36 municípios, só em Porto Alegre, 57 casos são investigados. Na região, há dois casos suspeitos em Cruz Alta e um em Santa Rosa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here