Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo inicia na próxima segunda-feira

0
73
Público-alvo são crianças e adolescentes na faixa etária entre 5 a 19 anos. Rodrigo Bergsleithner/AI Prefeitura de Santo Ângelo

Inicia na próxima segunda-feira (10), a Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo em Santo Ângelo, com o Dia “D” agendado para o dia 15 deste mês, na Secretaria Municipal de Saúde (SMS). A primeira etapa da campanha se estenderá até o dia 13 de março.

Segundo a coordenadora de Vigilância Epidemiológica e Imunizações da Secretaria Municipal de Saúde, Juliane da Rosa, na primeira etapa da campanha o público-alvo são crianças e adolescentes de 5 a 19 anos. “A vacinação será de forma seletiva, onde será avaliada a caderneta para verificar a situação vacinal para o sarampo. O público-alvo deve procurar as salas de vacina do município com o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e a caderneta”, explica.

De acordo com a coordenadora de Enfermagem da SMS, Andréia Bernardi, no sábado (15), no Dia “D”, a Secretaria Municipal de Saúde vai estar aberta das 8 às 17 horas para imunizar crianças e adolescentes.

SARAMPO
O Sarampo é uma doença infecciosa aguda, transmissível e extremamente contagiosa, podendo evoluir com complicações e óbitos, particularmente em crianças desnutridas e menores de cinco anos. A transmissão ocorre por meio de secreções respiratórias. Os sintomas incluem febre, manchas vermelhas no corpo, tosse, coriza e olhos inchados e vermelhos.

“Para a prevenção do Sarampo, o programa nacional de imunizações dispõe da vacina tríplice viral aplicada a partir dos 6 meses e com 1 ano, e a tetraviral a partir de 1 ano e 3 meses. A vacina pode ser realizada até os 49 anos de idade”, explica Juliane.

LOCAIS E HORÁRIOS

– Estratégia Saúde da Família (ESF) Rogowski: segundas, quartas e quintas-feiras, no período das 13h30min às 16h30min.
– Estratégia Saúde da Família (ESF) Subuski: segunda a sexta-feira, no período das 7h às 12h e das 13h às 16h.
– Estratégia Saúde da Família (ESF) São Carlos: terças e quintas-feiras, das 7h às 12h.
– Estratégia Saúde da Família (ESF) Nova: segunda a sextas-feira, 7h às 12h.
– Estratégia Saúde da Família (ESF) Universina Carrera Machado (Indubras): sextas-feiras, das 7h30min às 11h30min e das 13h30min às 16h.
– Secretaria Municipal de Saúde (SMS): segunda a sexta-feira, das 7h30min às 18h30min.
Centro Social Urbano (CSU): segundas à sexta-feiras, das 7h às 12h e das 13h30min às 16h.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here