Chegada do Papai Noel marca início das comemorações natalinas

0
452
Grande público prestigiou a chegada da Maria Fumaça que trouxe o Papai Noel à Estação Férrea do Bairro São Pedro. Foto: Divulgação/ Secretaria de Cultura

Bom Velhinho chegou de Maria Fumaça na Estação Férrea do Bairro São Pedro

Uma programação especial realizada na noite de quinta-feira (21), marcou o início das comemorações natalinas em Santo Ângelo. O evento foi realizado na Estação Férrea do Bairro São Pedro e o ponto alto foi à chegada do Papai Noel de Maria Fumaça.

O desfile da locomotiva Maria Fumaça Mallet 204, construída em 1950, faz parte do projeto Natal nos Trilhos da Rumo, que envolve a passagem de trens iluminados em diversas cidades da região Sul do País. Depois de 40 anos parada, a máquina foi restaurada pela Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF) para ser utilizada em eventos turísticos especiais. Assim, o itinerário começa em Rio Negro (PR), percorre cidades de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, e termina em Rio Negrinho (SC), sede da ABPF, parceira da Rumo no projeto.

“A Maria Fumaça Iluminada foi uma maneira que as duas instituições encontraram de levar energia, beleza e o espírito de Natal a todas as comunidades. Este é um cuidado permanente da Rumo: pensar no futuro valorizando o passado, garantindo boas memórias e unindo gerações com a ferrovia”, salienta a idealizadora do projeto, Carmen Maron.

Em Santo Ângelo, a iniciativa envolveu novamente a Secretaria Municipal de Cultura e o procurador da República, Osmar Veronese, assim como ocorreu em setembro, com a realização do roteiro Trem das Missões, com viagens entre Santo Ângelo, Catuípe e Ijuí.

A programação de quinta teve show com Miguel Almeida e Banda e apresentações artísticas e culturais das entidades tradicionalistas do município. Com o trem, chegou o Papai Noel, que fez a alegria da criançada presente ao evento.

A programação também integra o projeto de revitalização da Estação do Bairro São Pedro, que encontra-se na segunda etapa. A primeira etapa foi concluída em setembro, com a inauguração das melhorias que somaram R$ 100 mil. A segunda etapa contemplará a área de 6,5 hectares com mais R$ 150 mil. Esse espaço será modernizado e ganhará um salão comunitário a ser usado pela Associação das Entidades Tradicionalistas de Santo Ângelo (Assetrasa), implantação de horta comunitária, pista de caminhada e a criação de roteiro turístico permanente com uso do trem. Também está prevista a transferência do Museu Ferroviário Jovenil Menezes, hoje localizado em anexo ao Memorial da Coluna Prestes, para o Bairro São Pedro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here