Comitê de Enfrentamento ao novo Coronavírus define novo decreto

0
198
Uso de máscara de proteção, novo regramento para reduzir circulação de pessoas e barreira sanitária estarão inseridos no documento. Fernando Gomes/Prefeitura de Santo Ângelo

Duas reuniões do Comitê Temporário de Enfrentamento ao Coronavírus nesta segunda-feira (27), formataram um novo decreto a ser oficializado nesta terça-feira (28), às 8h30min, durante entrevista coletiva à imprensa, no auditório da Secretaria Municipal de Saúde.

O decreto será assinado pelo prefeito Jacques Barbosa, com a presença da imprensa e do titular da 12ª Coordenadoria Regional de Saúde, Iuri Sommer Zabolotsky, e do secretário municipal de Saúde, Luis Carlos Cavalheiro.

As medidas foram tomadas a partir do surgimento de suspeitas de casos de infecção pelo novo Coronavírus em Santo Ângelo, fazendo com que o comitê decidisse pelo endurecimento de algumas normas quanto à circulação e aglomeração de pessoas em estabelecimentos comerciais e bancários, penalizando financeiramente aqueles que descumprirem o regramento do decreto municipal e até mesmo a suspensão do alvará sanitário da empresa.

Entre as definições, está o uso obrigatório de máscara de proteção para usuários do transporte coletivo urbano, e no interior de estabelecimentos privados e de órgãos públicos de Santo Ângelo; e a instalação de barreiras sanitárias em pontos considerados estratégicos. A barreira já deve iniciar nesta terça-feira, 28, e persistir durante a semana, pela Estação Rodoviária de Santo Ângelo, para acolhimento de ônibus vindos de locais com grande número de circulação do novo Coronavírus.

Em parceria com o 1º B Com, a investida será às 16h45min, com recepção ao ônibus oriundo da fronteira oeste. No local serão realizados procedimentos como a aferição de temperatura corporal, coleta de informações e orientações sobre a Covid-19.

O planejamento do comitê é, a partir da próxima semana, estender as ações sanitárias aos acessos rodoviários à cidade, para evitar a proliferação do vírus causador da Covid-19.

Participaram da reunião do comitê, o prefeito Jacques, o presidente da Câmara de Vereadores, Pedro Silvestre Waskiewicz; o secretário da Saúde, Luis Carlos Cavalheiro; o coordenador regional de Saúde, Iuri Zabolotsky; o comandante do 1º B Com, tenente coronel Eugênio Correa de Souza Júnior; o coordenador da Defesa Civil, Adelar Cavalheiro; e representantes da Brigada Militar, Corpo de Bombeiros, Hospital Santo Ângelo e Hospital da Unimed.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here