Confirmada abertura da UPA 24 horas no dia 30 deste mês

0
423
Secretário Cavalheiro e prefeito Jacques destacam esforço do Governo Municipal para ampliar o atendimento na UPA. foto: Fernando Gomes/AI Prefeitura de Santo Ângelo

O prefeito Jacques Barbosa confirmou na manhã desta sexta-feira (13), que o atendimento 24 horas da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) iniciará no dia 30 deste mês.

A data já havia sido divulgada como a provável para o início do atendimento estendido da Unidade e após a conclusão do processo de organização, com adequação das equipes que prestarão o atendimento, o prefeito confirmou o início.

Jacques afirmou que já foi publicada no Diário Oficial da União a portaria que confirma recurso de R$ 900 mil para este ano. O mesmo valor já foi empenhado pelo Governo do Estado. “São R$ 1,8 milhão que irá se somar aos recursos próprios que estamos investindo para qualificar o atendimento da nossa população”, diz o prefeito.

Além do horário ampliado, o atendimento será qualificado, com novos serviços e ampliação da equipe. “Essa é a nossa preocupação, ofertar o melhor atendimento possível para a nossa comunidade. E, mesmo num momento de extrema escassez de recursos, buscamos soluções para possibilitar a abertura da UPA 24 horas”, declara.

O prefeito também falou que o funcionamento será em regime de plantão de 24 horas, com atendimento médico de urgência e emergência irá desafogar ainda mais a emergência do Hospital Santo Ângelo (HSA).

O secretário municipal de Saúde, Luis Carlos Cavalheiro, lembrou que a UPA foi inaugurada no final da gestão do ex-prefeito Eduardo Loureiro e depois, no mandato seguinte, permaneceu fechada por quatro anos. Antes de ser aberta, em setembro de 2018, precisou passar por uma ampla reforma. “E hoje está sendo valiosa para a nossa comunidade. Somente no primeiro ano foram mais de 40 mil pessoas atendidas”.

De acordo com Cavalheiro, a UPA terá à disposição da comunidade um clínico geral e um pediatra das 7 às 19 horas e das 19 horas às 7 estará atendendo um clínico geral. Serão prestados serviços de exames, como raio-x e eletrocardiograma.

Se for necessária a transferência do paciente para o HSA, ambulância estará à disposição. “E o sistema de informação da UPA e do HSA está interligado. Ou seja, quando o paciente estiver sendo transferido, o médico plantonista do HSA já poderá acionar o sistema e saber que tipo de atendimento foi feito, qual o diagnóstico e a medicação ministrada”.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) seguirá atendendo junto a UPA.

Para marcar o início do serviço 24 horas, no dia 30, às 9 horas, será realizado um ato junto a UPA, quando estarão sendo informados todos os detalhes do sistema de atendimento.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here