Convenções definem candidatos majoritários e proporcionais

0
336
Vinícius foi indicado para compor chapa majoritária pelo MDB. Foto: Divulgação/MDB

O quadro eleitoral começa a ser definido em Santo Ângelo com a realização das convenções partidárias. Os partidos devem realizar as convenções até 16 de setembro. Até o dia 26 de setembro devem ser feitos os registros de candidaturas e, também, é o início do prazo para que a Justiça Eleitoral convoque partidos e emissoras de rádio para elaboração do plano de mídia. No dia 27 de setembro inicia a propaganda eleitoral, inclusive na internet.

No fim de semana que passou, PP, MDB, PL, Republicanos e PSL realizaram as suas convenções. PL, Republicanos e PSL confirmaram os nomes do vice-prefeito Bruno Hesse e do vereador Lucas Lima como candidatos a prefeito e vice. O MBD indicou o vereador e presidente da executiva municipal, Vinicíus Makvitz, para integrar a chapa majoritária, em candidatura própria ou numa coligação. O MDB ainda apresentou lista com 23 candidatos a vereador.

Reviravolta no PP

Já o Partido Progressista (PP) realizou sua convenção no sábado (5) e apresentou uma reviravolta daquilo que havia sido anunciado no início de agosto.

PL confirmou o nome de Bruno Hesse (centro) como candidato a prefeito. Foto: Divulgação/PL

Naquela oportunidade, foi anunciada a formação da chamada Aliança pelo Bem do Município, com o PP apoiando as candidaturas de Hesse (PL) e Lucas (Republicanos), tendo ainda a participação do PSL. Entretanto, tão logo foi realizado o anúncio, o advogado e ex-presidente da executiva progressista, Luís Clóvis Machado da Rocha, manifestou-se dizendo que somente a convenção poderia decidir como o PP iria participar da eleição. Defendeu ainda que o partido não poderia ser mero coadjuvante mas que pela história teria que apresentar candidato na chapa majoritária.

No sábado (5), a posição manifestada por Machado e acompanhada por outros líderes partidários saiu-se vencedora por 29 votos contra 20 daqueles que defendiam apoio aos candidatos da Aliança pelo Bem.

O “racha” progressista ficou evidente. Alguns membros chegaram a anunciar a saída da sigla após a derrota na convenção.

Além de definir candidatura própria, os membros do diretório do PP confirmaram os nomes de Machado e da ex-vereadora Lenir Diel como candidatos a prefeito e vice. Ainda foram indicados 15 candidatos a vereador.

Machado prefeito e Lenir Diel vice foi a chapa ungida
na convenção do PP

Jacques e Nívio 

No próximo sábado (12), o PDT realizará a sua convenção, quando deverá definir o nome do prefeito Jacques Barbosa como candidato a reeleição. A projeção é de uma composição com outra sigla indicando o candidato a vice.

O PRTB também realizará convenção no sábado (12), quando confirmará o policial federal aposentado Nívio Braz como candidato a prefeito. O vice também será decidido na convenção. Em princípio, o PRTB deve concorrer com chapa pura.

Também está anunciando pré-candidatura a prefeito o presidente da comissão provisória do Patriotas, Eron Garcia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here