Coronavírus: saiba como será o atendimento nas unidades de saúde e hospitais

0
154
Em frente a UPA, barraca começou a ser montada na manhã desta segunda, estimativa é de que triagem inicie nesta terça-feira (24). Fotos Daniele Angnes/JM

Estão sendo montadas barracas de campanha em frente as instituições, onde ocorrerá a triagem de pacientes com sintomas gripais (que são semelhantes ao Covid-19).

Osvandir Lemos, coordenador administrativo da UPA

Na UPA, a barraca começou a ser montada na manhã desta segunda-feira (23) e a previsão é de que nesta terça-feira (24) já passe a ser usada. Segundo o coordenador administrativo da unidade, Osvandir Lemos, em razão da alta capacidade de transmissão do coronavírus, é necessário que se faça uma triagem externa. “Para que os pacientes, quando passarem para dentro da UPA, não exponham os demais”.

Ainda, conforme Lemos, a UPA passou a ser a referência para os casos de coronavírus, “então a orientação que damos é de que se uma pessoa tiver sintomas, busque o posto de saúde do seu bairro. Se a unidade entender que é de uma certa gravidade, o paciente será encaminhado para UPA, onde faremos todos os procedimentos e, se for necessário, encaminharemos para internação no Hospital Santo Ângelo”, explica.

No Hospital da Unimed Missões, barraca foi instalada ainda no domingo

No Hospital da Unimed, a estimativa é de que o pré-atendimento inicie no fim da tarde desta terça-feira (24). De acordo com o gerente do negócio Hospital, João Alexandre dos Santos, a barraca é uma área de apoio a unidade. “Clientes que tenham sintomas gripais passarão por triagem, feita por médicos e enfermeiros da Unimed. Se identificados casos de Covid, serão internados, conforme a gravidade do caso”, explica.

A iniciativa busca evitar que pessoas com sintomas acessem o hospital – pelo Pronto Atendimento (PA) – e contaminem outros pacientes, com outras enfermidades. Ainda, segundo João Alexandre, a Unimed Missões criou, há cerca de 10 dias, o Comitê de Crise, que atua em ações de prevenção e formas de agir caso seja identificado um caso de Covid- 19.

No Hospital Santo Ângelo o setor de urgência e emergência segue o atendimento. Moradores de Santo Ângelo, que apresentarem algum sintoma respiratório, devem procurar tendimento em sua unidade de saúde ou na UPA. De lá, caso necessário, serão encaminhados para internação no HSA.

A unidade de saúde também recebe apoio da Defesa Civil e Exército na instalação de barracas que farão o apoio e triagem de pacientes.

Além de UPA e Hospital da Unimed Missões, as unidades básicas de saúde receberam apoio da Defesa Civil e Exército.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here