Coronavírus: UPA prestará o primeiro atendimento

0
509
Secretário de Saúde, Luís Carlos Cavalheiro lembra dos cuidados necessários para que se comemore a data se prevenindo contra o vírus. Foto: Arquivo JM

Dentro das ações preventivas e de combate ao coronavírus, o secretário municipal de Saúde, Luís Carlos Cavalheiro, afirma que algumas medidas já estão sendo tomadas. De cordo com ele, a Secretaria de Saúde de Santo Ângelo está atuando junto ao Comitê formado pela 12ª Coordenadoria Regional para definir a linha de ação dos municípios missioneiros nessa questão.

“Além disso, o Ministério da saúde tem com sua equipe de infectologista dado os protocolos e orientação a estados e municípios, os quais seguimos a risca. E a população terá todo o atendimento necessário. E ainda bem que a UPA está funcionando, muitas vidas serão salvas”, afirma o secretário.

Cavalheiro ressaltou que o primeiro atendimento das chamadas síndromes gripais será feito na UPA, tenso sido realizada uma reunião com a direção do Hospital Santo Ângelo para tratar dessa questão. “Existindo a indicação, a Secretaria com sua equipe especializada irá no domicílio coletar os exames necessários”.

A síndrome gripal é detectada em pacientes maiores de seis meses de idade com febre de início súbito, mesmo que referida acompanhada de tosse e/ou dor de garganta e, pelo menos, um dos sintomas: mialgia, cefaléia, artralgia, dispnéia conjuntivite, mal estar geral e perda do apetite e Pacientes menores de seis meses de idade com febre de início súbito, mesmo que referida e sintomas respiratórios. Já o conceito de caso de Síndrome Respiratória Aguda Grave é o indivíduo em qualquer idade que atenda a definição de caso de Síndrome Gripal e dispnéia ou saturação de oxigênio menor que 95% em ar ambiente ou sinais de desconforto respiratório.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here