‘Deixo um legado na Saúde Pública com uma missão honrosa em um trabalho coletivo’

0
249
Andréia Bernardi assume a titularidade da pasta da Saúde. Foto: AI/Secretaria de Saúde de Santo Ângelo

Afirmação é do médico e ex-secretário de Saúde Luis Carlos Cavalheiro, que deixa o cargo depois de três anos e oito meses à frente da pasta. Ele, porém, permanece presidindo, de forma colaborativa, com o Comitê Coronavírus e com a Comissão de Vigilância Epidemiológica de Prevenção e Combate à Covid-19.

Cavalheiro sai para assumir novas funções dentro do Hospital da Unimed Missões. Quem assume a titularidade da Saúde é a atual coordenadora do setor, a enfermeira Andréia Bernardi.

Andréia é natural de Santo Ângelo e tem graduação em Enfermagem pela URI Santo Ângelo, possui pós-graduação em Gestão em Saúde Pública, pós em Gestão Hospitalar e atua como enfermeira no Hospital Santo Ângelo (HSA).

Cavalheiro foi secretário de Saúde na administração de Adroaldo Mousquer Loureiro (em memória), nos dois mandatos do prefeito Eduardo Debacco Loureiro e na atual gestão do prefeito Jacques Barbosa. “Deixando a função de Secretário de Saúde permaneço presidindo de forma colaborativa com o Comitê Coronavírus e com a Comissão de Vigilância Epidemiológica de Prevenção e Combate à Covid-19, além de continuar as minhas obrigações como médico em meu consultório particular e com novas funções dentro do Hospital Regional Unimed Missões. Agradeço ao prefeito Jacques Barbosa pela oportunidade e deixo o meu agradecimento a todos que me auxiliaram nesta luta diária em prol da Saúde Pública”, disse.

Confira o depoimento do ex-secretário de Saúde:

O grande desafio, como Secretário Municipal de Saúde em Santo Ângelo, o qual me despeço hoje, após três anos e oito meses à frente da Pasta da Saúde, é uma ação crescente que qualquer gestor enfrenta em nosso país com a difícil missão de administrar a Atenção Básica de Saúde, devido o fato de precisarmos ser gestor na plenitude de nossas faculdades e dificuldades, pois estas não nos faltarão no dia a dia de trabalho. Estar à frente da Saúde significa estar presente todos os dias, seja nos dias úteis, nos dias extraordinários de pontos facultativos, feriados e finais de semana.

O secretário cuida da Saúde de todos. É, sem dúvida, um marco na minha vida pessoal e profissional ter estado por várias vezes na gestão da saúde em minha terra natal, onde esforços e dedicação não faltaram em um trabalho coletivo que realizamos em várias administrações municipais.

Na primeira passagem na gestão do então prefeito Adroaldo Mousquer Loureiro (em memória), nos dois mandatos com o prefeito Eduardo Debacco Loureiro e neste momento na gestão do atual prefeito Jacques Barbosa, o exercício realizado na administração da Saúde do município, como médico, é o reflexo de uma profissão tão nobre e essencial que, nós, da área médica, podemos estabelecer uma meta de gestão com total empenho, dedicação e valorizando o ser humano acima de tudo, eis que com a prestação de ótimos serviços realizados por toda a equipe de colaboradores da Secretaria de Saúde pudemos desenvolver um trabalho que deixará marcas futuras, desde o serviço primário realizado, o atendimento a todos os pacientes e a comunidade santo-angelense de modo geral.

CONQUISTAS

Foi nesta gestão que conseguimos não somente abrir as portas da UPA como, também, torná-la 24 Horas, além de toda uma estrutura montada com o Centro Covid-19 que vem sendo adotado como modelo em diversos municípios. Além disso, foram diversos investimentos na modernização das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e nas Estratégias da Saúde da Família (ESF) que incluíram obras de reformas, modernização e ampliação, sempre indo de acordo com o objetivo do Governo Municipal que desde o primeiro dia de administração teve como foco a melhoria da infraestrutura das unidades para o atendimento à comunidade santo-angelense, oferecendo melhores condições de ambiência ao trabalho dos profissionais.

Assim foi a inicialização da Farmácia dos Medicamentos Especializados na sede da SMS, equipamentos e modernos equipamentos às unidades de Saúde, renovação da frota de veículos e com o recebimento de novas ambulâncias; campanhas de conscientização relacionadas ao tema da saúde pública como luta contra comorbidades e vacinação, ações educativas nas escolas municipais, modernização dos gabinetes odontológicos, renovação e contratação de novos profissionais da Saúde, a retomada dos profissionais dentro do Programa Mais Médicos; inclusão de práticas complementares na Saúde Pública, investimento nos agentes de endemias.

COVID-19

Além da instalação do Centro Covid na UPA 24 Horas, criamos a Comissão de Vigilância Epidemiológica de Prevenção e Combate à Covid-19, formada por oito enfermeiras e dois médicos, que atuam incessantemente na prevenção e no combate ao novo Coronavírus (Covid-19), e integramos o Comitê Temporário de Enfrentamento ao Coronavírus (CTECOV).

Ressalto aqui os esforços do Governo Municipal na antecipação da abertura da UPA 24 Horas, o custeio de 15 leitos clínicos no Hospital Santo Ângelo (HSA), a articulação para nove novos leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) no HSA e a eficiência das barreiras sanitárias e a sanitização dos espaços públicos, em áreas estratégicas, além do investimento da Saúde na contratação de novos profissionais nesta luta contra a pandemia, a aquisição de testes rápidos, e não somente neste momento, assim como em toda a nossa gestão os cuidados com o servidor sempre foram essenciais, com o investimento nos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). A atuação da Vigilância Sanitária na fiscalização e com os novos profissionais contratados, assim como o incansável trabalho da Vigilância Ambiental no combate à Dengue foram verdadeiros trabalhos de incansáveis guerreiros. Assim reforçamos todos os protocolos de segurança em todas as instituições, sempre com o ferrenho acompanhamento de todas as situações e, acima de tudo, foi um trabalho em conjunto entre a SMS, os hospitais, o Conselho Municipal de Saúde e a 12ª Coordenadoria Regional de Saúde (12ª CRS).

NOVOS DESAFIOS

Deixando a função de Secretário Municipal de Saúde permaneço presidindo de forma colaborativa com o Comitê Coronavírus e com a Comissão de Vigilância Epidemiológica de Prevenção e Combate à Covid-19, além de continuar as minhas obrigações como médico em meu consultório particular e com novas funções dentro do Hospital Regional Unimed Missões.

Agradeço ao prefeito Jacques Barbosa pela oportunidade e deixo o meu agradecimento a todos que me auxiliaram nesta luta diária em prol da Saúde Pública: vocês foram fundamentais para este modelo de sucesso! Fizemos a diferença, não o mais do mesmo, com a nossa população mais protegida e segura.

Fraterno abraço, Luis Carlos Cavalheiro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here