Governo concentra serviços para amenizar efeitos da estiagem

0
130
Maquinários do município estão agindo na abertura e limpeza de açudes e bebedouros no meio rural. Mais de 60 propriedades receberam os serviços. Fernando Gomes/AI Prefeitura de Santo Ângelo

Uma força-tarefa do Governo Municipal de enfrentamento à estiagem está atuando na construção e limpeza de açudes, bebedouros e reparos em taipas no interior, amenizando os efeitos que o período prolongado sem chuvas vem provocando na propriedade rural, principalmente com a escassez de água para a dessedentação dos animais.

Algumas localidades do interior já estão sendo abastecidas com água potável e, em outras, produtores estão utilizando a água do poço artesiano para a dessedentação dos rebanhos.

A situação é bastante crítica com prejuízos em todos os setores da produção primária. A estimativa apresentada é de aproximadamente R$ 160 milhões de quebra na safra agrícola, na pecuária leiteira e de corte, na suinocultura e nos hortifrutigranjeiros.

Em reunião realizada nesta semana, a comissão apresentou ao prefeito Jacques Barbosa números que apontam serviços de melhorias em açudes e bebedouros em 60 propriedades rurais e outras 25 aguardando o trabalho. “É uma situação muito difícil para os empreendedores rurais. Estamos colocando toda a estrutura de maquinário das secretarias do Transporte e da Agricultura a serviço dos nossos produtores”, declarou Jacques.

Na oportunidade, a comissão debateu a organização dos trabalhos para continuar atendendo o agricultor com a prestação de serviços.

A reunião também contou com a presença do secretário dos Transportes, João Terra; do presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Agropecuário de Santo Ângelo (Comdasa), Ivan Preuss; do presidente do Sindicato Rural, Laurindo Nikititz; do coordenador das Associações de Produtores e das Agroindústrias da Secretaria Municipal da Agricultura, Diomar Formenton; e do chefe de Gabinete do Executivo, Airton Peruzzi.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here