Governo Municipal reforça tratativas por mais leitos no enfrentamento ao Covid-19

0
199
Possibilidade em utilizar o Hospital Santa Izabel vem sendo analisada com a família Stümpfle, proprietária do local. Rodrigo Bergsleithner/AI Prefeitura de Santo Ângelo

O Governo Municipal segue em busca de maior oferta de leitos para a internação de possíveis casos de Coronavírus (Covid-19) em Santo Ângelo. Um ponto importante no reforço estratégico para o acolhimento de possíveis infectados com o Covid-19, auxiliando a população, vem sendo estudado pelo Governo Municipal com os proprietários do Hospital Santa Izabel, fechado desde 2010.
O local é de propriedade da família Stümpfle, tendo o médico Rolando Luiz Stümpfle como diretor-presidente até o ano de seu fechamento. Com a possibilidade de utilizar este local, o município passaria a contar com em torno de 30 novos leitos em caso de necessidade de internação de pessoas contaminadas com o novo Coronavírus.
Na tarde desta segunda-feira (23), integrantes da Comissão de Vigilância Epidemiológica de Prevenção e Combate ao Covid-19, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizaram a visita técnica ao local, acompanhados do secretário municipal de Indústria e Comércio, João Baptista Santos da Silva, para verificar a possibilidade da utilização do espaço físico, em caráter emergencial, com a possibilidade de confirmação de casos em Santo Ângelo.
O relatório da visita vai ser analisado pelo Governo Municipal, que deverá realizar a tratativa com os proprietários do Hospital Santa Izabel nos próximos dias, sobre medidas que deverão ser tomadas com urgência sobre adequações, reparos e higienização do local.
Estiveram presentes na visita técnica o assessor do secretário de Saúde, Sergio Amaral Júnior, a coordenadora da Regulação Ambulatorial da SMS, enfermeira Daniana Pompeo; e o fiscal da Vigilância Sanitária do município, Ubiratan Alencastro.

SISTEMA DE PRÉ-TRIAGEM
Na manhã da segunda-feira (23), áreas adaptadas para servir como Sistema de Pré-Triagem foram instaladas em alguns pontos do município em uma ação conjunta da Defesa Civil de Santo Ângelo, secretarias municipais de Habitação e de Saúde, além da colaboração do Exército Brasileiro. A finalidade é acolher os usuários e adotar medidas preventivas mais criteriosas no combate ao novo Coronavírus sem comprometer a saúde dos demais pacientes.
As unidades foram instaladas no Centro Municipal de Cultura (CMC), no Hospital Santo Ângelo (HSA) e no bairro Universina Carrera Machado (antigo Indubras). O Exército já havia realizado a instalação destas áreas adaptadas no Hospital Unimed e na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), no bairro Pippi.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here