Imagem do Anjo Missioneiro será exposta no Museu Dr. José Olavo Machado

0
131
Imagem estará exposta para o público na sexta-feira (6)

Visitação da comunidade à obra de arte sacra barroca jesuítico-guarani iniciará na próxima sexta-feira (6), com agendamento e cumprindo os protocolos sanitários.

A imagem do Querubim, o anjo missioneiro será apresentada no Museu Municipal Dr. José Olavo Machado na próxima quinta-feira (5), às 19 horas. A exposição é realizada pela Secretaria Municipal de Cultura, Núcleo de Arqueologia (Santo Ângelo), Museu Municipal Dr. José Olavo Machado, Escola de Humanidades e seu Grupo de Pesquisa de Arte Sacra Jesuítico-Guarani e Luso-Brasileiro (PPGH/PUCRS). Na sexta (6), terá início a visitação da obra, que deverá ser realizada mediante agendamento.

A imagem tem 60 centímetros de altura e 47 cm de largura, pesando 5,2 quilos. É de madeira esculpida policromada e tem encaixe nos braços e nas pernas, além de duas aberturas para colocação das asas.

O Querubim, pela sua estrutura, pertencia a uma igreja de Redução Jesuítica de grande porte, como Santo Ângelo ou São Miguel. No dia 21 de setembro deste ano, o

No dia 21 de setembro de 2020, Edison Hüttner, coordenador do Projeto de Arte Sacra Jesuítico-guarani CNPQ-PUCRS, professor e doutor pela Universidade Jesuíta de Roma (Gregoriana), esteve em Santo Ângelo para tratativa de início de restauro de um anjo que estava na reserva do Museu Municipal Dr. José Olavo Machado.

Reunido com o secretário municipal de Cultura, Marco André Müchen, e com a diretora do Museu, Clotilde Maria Mousquer, Edison assinou um termo de empréstimo do anjo para ser restaurado aos cuidados Grupo de Arte Sacra Jesuítico-Guarani da PUCRS.

Origem

Foi disponibilizada pela direção do Museu, uma cópia de Parecer Técnico sobre a origem do anjo.

Conforme esse documento, elaborado pela museóloga Raquel Furtado Durans, do Iphan, o anjo pertencia a uma senhora que morava numa fazenda em Santa Tecla e estava lá desde 1896. Com o tempo, a dona da fazenda veio morar em Santo Ângelo e doou a imagem para o Museu Municipal Dr. José Olavo Machado.

Restauração

O Querubim Barroco Missioneiro de Santo Ângelo foi restaurado por Edison Hüttner na Oficina Museográfica do Museu de Ciências e Tecnologia (MCT) da PUCRS, com orientação da artista plástica Carla Rigotti. Contribuiu na restauração o doutorando do curso de Pós-Graduação em História, Cláudio Lopes Preza Junior.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here