Instituições para idosos seguem recomendações da Anvisa para prevenir Covid-19

0
244
O tesoureiro Rudinei César Paz, do Lar Isabel Oliveira Rodrigues, destaca que todos devem usar álcool gel antes de entrar no lar. Foto: Oda Kotowski/JM

Objetivo é aumentar o cuidado para evitar infecções pelo vírus, que apresenta alta letalidade na população com 60 anos ou mais.

As instituições de longa permanência para idosos de Santo Ângelo, também conhecidas como asilos ou casas de repouso, estão seguindo as orientações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para a prevenção e o controle de infecções pelo novo coronavírus (Covid-19). As orientações valem tanto para os residentes quanto para os profissionais e cuidadores que trabalham nesses locais e aos visitantes.

O objetivo é aumentar o cuidado para evitar infecções pelo vírus, já que a população com 60 anos ou mais é mais vulnerável ao contágio, com níveis variados de dependência e necessidades complexas.

LAR ISABEL
No Lar da Velhice Isabel Oliveira Rodrigues, na zona norte de Santo Ângelo, as visitas estão suspensas para os 50 idosos moradores. De acordo com o integrante da diretoria, o tesoureiro Rudinei César Paz (foto), apenas está sendo autorizada a entrada de um familiar por idoso para alguma necessidade especial, desde que esteja usando máscara e se higienize com álcool gel.

As medidas de prevenção que estão sendo aplicadas são as mesmas para detectar e impedir a propagação de outros vírus respiratórios, como por exemplo a influenza, que causa gripe. “As instalações estão sendo higienizadas constantemente. Até agora está tudo bem, nenhum idoso sequer ficou gripado”, afirma.

Paz observa que dois quartos estão reservados, em um prédio anexo ao principal, para fazer o isolamento de algum idoso que ficar gripado. Os 28 colaboradores e os integrantes da diretoria passam pela higienização sempre que acessam o lar.

RESIDENCIAL SANTA BÁRBARA
No Residencial de Idosos Santa Bárbara, no bairro Jardim Sabo, na zona sul, as visitas estão suspensas para os 10 idosos que moram no local. A ideia é de nos próximos dias organizar uma agenda de visitas para que os familiares possam rever os idosos. A sócia do residencial, Ana Paula Taday, explica que a direção está seguindo todas as orientações do Conselho Regional de Enfermagem, da Anvisa e da Secretaria Municipal de Saúde para a prevenção da contaminação pelo Covid-19.

Idosos estão usando máscaras no Residencial Santa Bárbara, no bairro Jardim Sabo, na zona sul de Santo Ângelo. Foto: Divulgação

As atividades coletivas estão suspensas. A equipe de colaboradores passa por higienização sempre que entra no residencial; os ambientes são mantidos ventilados e foram disponibilizados álcool gel e máscaras cirúrgicas e luvas descartáveis.
Travesseiros e cobertores são usados e guardados de forma individual. Até o momento nenhum sintoma foi constatado entre os moradores.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here