Ministério da Saúde amplia campanha de vacinação contra a gripe e cancela Dia D

0
211
Nos últimos dias, 3.090 pessoas foram vacinadas contra a gripe em Santo Ângelo. Foto: Rodrigo Bergsleither/Prefeitura de Santo Ângelo

Novas vacinas estarão disponíveis em Santo Ângelo nesta quinta-feira (7). Até agora já foram vacinadas mais de 20 mil pessoas na Capital das Missões.

Segundo relatório da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), desde o início da campanha de vacinação contra a Influenza (H1N1) em Santo Ângelo, com doses sendo repassadas pelo Ministério da Saúde em quantidade gradual, já são 20.370 pessoas imunizadas no município, entre idosos, profissionais de saúde, doentes crônicos, pessoas privadas de liberdade, funcionários do sistema prisional, forças de segurança e salvamento, caminhoneiros, população indígena, motoristas de transporte coletivo e portuários. Nos últimos dias, 3.090 pessoas foram vacinadas.

Conforme o secretário municipal de Saúde, Luis Carlos Cavalheiro, novas doses da vacina estarão à disposição da população na próxima quinta-feira (7), em todas as unidades de saúde e no Centro Municipal de Cultura (CMC). “Sempre lembrando à comunidade que a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) não está realizando a vacinação. Os idosos e os profissionais de Saúde que ainda não realizaram a vacina poderão fazê-la, normalmente nos locais específicos”, disse.

PRAZO ESTENDIDO

O Dia de D de Vacinação Contra a Influenza, marcado inicialmente para o próximo sábado, dia 09, foi suspenso pelo Ministério da Saúde. Também foi prorrogado o início da próxima fase da Campanha Nacional de Vacinação, dividindo em duas etapas o público-alvo que ainda não havia sido contemplado. Assim, a estratégia de vacinação seguirá até 5 de junho, ganhando mais duas semanas. De acordo com o Ministério da Saúde, a mudança se dá em função do momento atual de propagação da Covid-19 e da disponibilidade de vacinas pelo Instituto Butantan.

Segundo a coordenadora de Vigilância Epidemiológica e Imunizações da SMS, enfermeira Juliane da Rosa, no período de 11 a 17 deste mês serão vacinadas as crianças de 6 meses a menores de 6 anos, pessoas com deficiência, gestantes e puérperas até 45 dias.
No período de 18 de maio a 5 de junho, serão vacinados os adultos de 55 a 59 anos e os professores das escolas públicas e privadas. “Com o cancelamento do Dia D de vacinação e a divisão dos públicos na próxima etapa da vacinação, estaremos reduzindo as filas e mitigando possibilidade de contágio pelo novo Coronavírus”, afirma.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here