Mobilização resulta em soluções ao drama das empresas do transporte escolar

0
299
Deputado Eduardo Loureiro. Foto: divulgação

A mobilização de deputados da Comissão de Economia da Assembleia Legislativa para salvar da falência dezenas de transportadores escolares gaúchos, responsáveis por empregar mais de 5 mil pessoas, resultou em duas ações que permitirão a retomada do pagamento mensal dos contratos que as empresas possuem com o Estado e municípios, mesmo diante da suspensão das aulas em virtude da pandemia.

Esse é o resultado na reunião virtual ocorrida na manhã de quarta-feira, (5), entre os deputados da Comissão de Economia com o procurador-geral do Estado, Eduardo Cunha da Costa e representantes do Tribunal de Contas, Ministério Público e Famurs. Para o deputado Eduardo Loureiro, que atuou fortemente nesta questão nas últimas semanas, o que precisa ocorrer agora é a celeridade na efetivação destas duas medidas.

Uma delas é um projeto de lei que deverá ser enviado emergencialmente pelo governo do Estado, dando respaldo legal e jurídico à Secretaria Estadual de Educação e prefeituras para que possam seguir fazendo os pagamentos, que hoje estão suspensos pela PGE e TCE.

“Existem custos fixos que essas empresas precisam fazer todos os meses, mesmo sem estar transportando os alunos. São custos como taxas de vistorias, manutenção, pagamento de salários dos funcionários, entre outros, que precisam ser levados em conta”, explica Loureiro. A segunda medida será a Nota Técnica a ser emitida pelo TCE que, respaldada no texto do projeto de lei, vai dar segurança jurídica para que os gestores possam seguir pagando sem correr risco de apontamentos pelo órgão de controle.​

Som e Luz será apresentado no sistema drive in em São Miguel

O Tradicional Show do Som e Luz que narra a história das Missões agora será apresentado no sistema drive-in neste sábado (8).

O drive in é uma maneira de assistir shows dentro do carro, comum nos anos 50 e 60. Com a pandemia, voltou pela segurança que oferece. Do lado de fora do carro será tudo silencioso. O áudio do espetáculo vai sintonizado diretamente no rádio dos carros, através da frequência 107.5.

Respeitando as regras de distanciamento social, cada família em seu carro poderá assistir ao espetáculo em frente ao Sítio Arqueológico.

Essa será a primeira vez que o Som e Luz será transmitido dessa forma, a data foi escolhida como forma de celebrar o dia dos pais que acontece no domingo (09).

Não haverá cobrança para participar do evento, mas as vagas de estacionamento serão limitadas. A Secretaria Municipal de Turismo, organizadora do espetáculo, disponibilizou os números (55) 33811294 e 33811299 para esclarecer as dúvidas relacionadas ao espetáculo. O Som e Luz drive-in conta ainda com a parceria do Iphan e d rádio Piratini FM.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here