Modernização da gare do Bairro São Pedro será inaugurada nesta sexta-feira

0
287

Foram investidos R$ 100 mil na revitalização do espaço, com novo sistema de iluminação pública e reforma do prédio da antiga estação

Paulo Faganello (Assetrasa), Osmar Veronese (Procurador Federal), Neusa Cavalheiro
(secretária de Cultura) e Bruno Hesse (prefeito em exercício), na gare do Bairro São Pedro. Foto: Fernando Gomes/AI Prefeitura de Santo Ângelo

Em cerimônia que marca o primeiro dia do roteiro turístico “Trem das Missões – um reponte pelas etnias”, hoje (20), Santo Ângelo está ganhando um novo e amplo espaço de cultura, turismo e lazer, com a inauguração das obras de modernização da Estação Ferroviária do Bairro São Pedro.

O ato está marcado para às 18h30min, horário previsto para a chegada do passeio do trem que sai da Estação Ferroviária de Catuípe, às 16h30min. Na recepção à comunidade, haverá show a partir das 18 horas, com o grupo nativista “Os Caraguatás Missioneiros” e intervenções cênicas a cargo da Peppe Company.

O antigo prédio da gare está de cara nova. Com recursos destinados pelo Ministério Público Federal (MPF) na ordem de R$ 100 mil, a Associação das Entidades Tradicionalistas de Santo Ângelo (Assetrasa), com apoio do Governo Municipal por meio das secretarias de Obras e Serviços Urbanos, de Cultura e do Meio Ambiente, investiu em obras de restauração do prédio, pintura, colocação de piso, novas aberturas, telhado, rede elétrica e hidráulica, construção de sanitários, limpeza da área e instalação de novo sistema de iluminação pública no entorno da estação.

As empresas Rumo Logística e Rio Grande Energia (RGE), e a Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF), também estão envolvidas no processo de recuperação do espaço.

Na manhã de quarta-feira (18), o prefeito em Exercício Bruno Hesse, a secretária de Cultura, Neusa Cavalheiro, o procurador da República em Santo Ângelo, Osmar Veronese, e o presidente da Assetrasa, Paulo Faganello, estiveram na gare do Bairro São Pedro acompanhando a parte final das obras.

Faganello revelou que há um grande projeto para a antiga estação ferroviária do Bairro São Pedro, transformando a área de 6,5 hectares em um complexo cultural, turístico, esportivo e de lazer à disposição da comunidade santo-angelense.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here