Novo comandante do CRPO Missões pretende intensificar as patrulhas rurais na região

0
463
Natural de Porto Alegre, o Coronel Vladimir Dalla Costa Ribas, 52 anos, foi comandante do CRPO Fronteira Noroeste de Santa Rosa, e estava atuando na função de diretor de ensino da Brigada Militar. Foto: Daniele Angnes/JM

Oda Kotowski
[email protected]

O novo comandante do Comando Regional de Polícia Ostensiva das Missões (CRPO Missões), com sede em Santo Ângelo, coronel Vladimir Fernando Dalla Costa Ribas, 52 anos, que assumiu o cargo no dia 2 de dezembro de 2019 no lugar da coronel Ana Maria Haas – a primeira mulher a chegar a este posto na história da BM e que agora foi para a Reserva Remunerada em outubro do 2019, disse em entrevista ao Jornal das Missões nesta segunda-feira (3), que durante sua missão pretende implementar ações no policiamento com as patrulhas rurais e focar no combate aos crimes de áreas de fronteira, como furto abigeato, furto arrombamento, tráfico de drogas, contrabando, tráfico de pessoas, entre outros.

Ele estará responsável por três unidades militares: 7º Regimento de Polícia Montada (RPMon) – Santo Ângelo; 14º e 29º Batalhões de Polícia Militar (BPM) de São Luiz Gonzaga e Ijuí, respectivamente, que abrangem 32 municípios.

Ribas cita que na área de abrangência do 14º BPM há uma grande extensão rural que compreende os municípios de São Nicolau, Pirapó, Dezesseis de Novembro, Bossoroca, Roque Gonzales, Santo Antônio das Missões, por exemplo, e no 7º (RPMon) – Santo Ângelo, o município de São Miguel das Missões, Eugênio de Castro e Vitória das Missões. “Nosso propósito é promover uma visão de integração entre a Brigada Militar e as comunidades rurais com a presença dos policiais militares que visitarão as propriedades, além de estreitar as relações com as instituições.

O coronel Ribas destaca que proporcionará aos comandantes de unidades as condições necessárias para que eles desempenhem com sucesso as suas funções, tanto na área rural como na urbana. “E a repressão à criminalidade continuará sendo feita com o uso da inteligência policial – que atua com policiais e viaturas à paisana e integração com a Polícia Civil”, enfatiza ele observando que nos próximos dias anunciará o nome do novo comandante do 7º RPMon que substituirá o coronel José Vilmar Robaina da Jornada -que também foi para a Reserva Remunerada.

PARCERIA COM PREFEITURAS
O comandante quer fazer parcerias com as Prefeituras da região para a instalação e ampliação de sistemas de videomonitoramento nos municípios. “Porque sabemos que sem segurança não há possibilidade de crescimento, de instalação de indústrias e comércios”, afirma.

SOBRE O NOVO COMANDANTE
Ribas é filho de Pedro de Mattos Ribas (Tenente-coronel inativo da BM e que comandou a então 1ª Companhia Independente de Santo Ângelo quando ocupava o posto de major) e de Adelir Ana Dalla Costa Ribas.

Incluiu na corporação no dia 17 de fevereiro de 1986. Se tornou aspirante a oficial em 18 de novembro de 1988; foi promovido a 2° tenente PM em 21 de abril de 1989, 1° tenente PM em 21 de abril de 1992, capitão em 1998, major em 2006, tenente-coronel em 2013 e coronel em 23 de fevereiro de 2018.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here