OMS declara estado de emergência global em razão do coronavírus

0
226

O estado de emergência global significa que “um evento extraordinário que pode constituir um risco de saúde pública a outros países por meio da disseminação, e que requer uma resposta internacional coordenada”. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o coronavírus (2019-nCoV) atende aos critérios. A declaração foi feita ainda na quinta-feira (30), na sede da OMS em Genebra, na Suíça.

Até o momento, a China confirmou que 213 pessoas morreram após contrair o coronavírus e o número de infecções confirmadas ultrapassou 9.600. Mais de 120 casos de infecção foram constatados em mais de 20 países e territórios. No Brasil, o Ministério da Saúde investiga nove casos suspeitos.

De acordo com a entidade, os casos abrangem pessoas que viajaram para Wuhan, foco do surto, ou que tiveram contato com pessoas com histórico de passagem pela cidade.

Histórico
Os coronavírus são conhecidos desde meados dos anos 1960 e já estiveram associados a outros episódios de alerta internacional nos últimos anos. Em 2002, uma variante gerou um surto de síndrome respiratória aguda grave (Sars) que também teve início na China e atingiu mais de 8 mil pessoas. Em 2012, um novo coronavírus causou uma síndrome respiratória no Oriente Médio que foi chamada de Mers.

A atual transmissão foi identificada em 7 de janeiro. O escritório da OMS na China buscava respostas para casos de uma pneumonia de etiologia até então desconhecida que afetava moradores na cidade de Wuhan. No dia 11 de janeiro foi apontado um mercado de frutos do mar como o local de origem da transmissão. O espaço foi fechado pelo governo chinês.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here