Projeto Viajando no Mundo das Lendas conta histórias da formação de Santo Ângelo

0
346
Lenda do milho foi estudada pelas turmas e reproduzida em desenhos. Fotos: Daniele Angnes/JM

Lendas são narrativas de origem popular, criadas e transmitidas de geração em geração. Essas são histórias que nascem da imaginação coletiva de um grupo de pessoas ou de um povo. Por meio destas, expressam-se fantasias, medos, dúvidas e incompreensões. Na Escola Municipal de Ensino Fundamental Miguel Bosniak, as lendas que permeiam a formação de Santo Ângelo viraram realidade através de atividades lúdicas desenvolvidas com as crianças.

Por meio do Projeto “Viajando pelo Mundo das lendas”, planejado pela professora Patricia Shimidt e que teve envolvimento de todos os docentes, os alunos puderam conhecer a história do município e assim incentivar a valorização da cultura, patrimônio, turismo e identidade.

Fábulas como a Lenda da Ferradura, que fala sobre a formação do Rio Itaquarinchin – com leito recoberto de pedras e traçado em formato de ferradura – viraram peça de teatro. A da Corrente, que ficava amarrada a uma árvore na beira do Rio Ijuí onde lá no fundo, guardava um tesouro escondido pelos Jesuítas, viraram desenhos. Assim como a lenda do Milho, que narra a história de um cacique que se sacrificou para salvar seu povo, em uma época de escassez de alimentos, onde seu corpo fora enterrado, surgiu um grande milharal (não atoa hoje Santo Ângelo é a terra da Fenamilho)

As atividades culminaram nesta semana, em homenagem ao Dia do Município, celebrado neste domingo (22).

Para a diretora Marta Rocha França, o projeto é um aparato que a escola disponibiliza para contribuir na formação de conhecimento, tanto dos alunos, quanto das famílias. “Porque muitas famílias não conheciam essas histórias. Com o projeto, os alunos compartilham isso com os pais”, destaca.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here