Psicologia hospitalar promove acolhimento de pacientes durante pandemia da Covid-19

0
213
Visitas são efetuadas pela psicóloga hospitalar da Unimed Missões/RS, Débora Andrade. Foto: Unimed Missões RS

Diante da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), algumas rotinas foram alteradas no Hospital Regional Unimed Missões, visando garantir a segurança dos clientes, acompanhantes e colaboradores. Entre elas, está a redução nos horários de visitas aos pacientes internados na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), que passaram de três para apenas uma por dia.

A alternativa encontrada para proporcionar acolhimento aos pacientes e familiares foi de aliar a tecnologia com o atendimento humanizado. A psicóloga hospitalar, Débora Andrade, explica que estão sendo realizadas visitas por chamada de vídeo, uma vez ao dia, dependendo do quadro do paciente.

A internação já é um momento desgastante e na UTI o acesso restrito e as visitas reduzidas deixam a situação ainda mais complicada. Conseguimos proporcionar um conforto e um carinho a mais, que pode até auxiliar na recuperação do paciente. São poucos minutos, mas muito importantes, tanto para o paciente quanto para a família”.

Leonir é familiar de uma paciente que esteve internada durante alguns dias na UTI e deixou seu agradecimento sobre as visitas on-line. “Quando o quadro de saúde da minha mãe se agravou, a visita, mesmo que virtual, oportunizou que os filhos e esposo pudessem vê-la, confortando nossos corações. Infelizmente não pudemos tê-la conosco por mais tempo, mas essa atenção, carinho, conforto e atendimento humanizado fizeram toda a diferença nesse momento tão difícil e importante para nossa família. Somos gratos de coração”, ressalta.

As implantações das visitas on-line estão sendo aumentadas gradativamente, com a possibilidade de serem realizadas nas demais unidades de internação do Hospital Regional Unimed Missões.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here