Qual a diferença entre Distanciamento, Isolamento, Quarentena e o Lockdown?

0
623

A pandemia de coronavírus mudou a rotina das pessoas. Há quem tem a possibilidade de trabalhar de casa. Há quem segue a rotina, porém, com cuidados extras para evitar uma possível contaminação. Algo que está evidente neste momento é o distanciamento social que o vírus causou.

No Brasil, governadores e prefeitos adotaram medidas de restrição e isolamento, nos Estados Unidos a determinação foi mais restritiva. País adotou o lockdown (bloqueio total). A seguir, entenda a diferença dos conceitos de distanciamento usados pelos países (levando em consideração a particularidade de cada um).

Distanciamento social é a diminuição de interação entre as pessoas de uma comunidade para diminuir a velocidade de transmissão do vírus. É uma estratégia importante quando há indivíduos já infectados, mas ainda assintomáticos ou oligossintomáticos, que não se sabem portadores da doença e não estão em isolamento. Esta medida deve ser aplicada especialmente em locais onde existe transmissão comunitária, como é o caso do Brasil, quando a ligação entre os casos já não pode ser rastreada e o isolamento das pessoas expostas é insuficiente para frear a transmissão.

Isolamento é uma medida que visa separar as pessoas doentes (sintomáticos respiratórios, casos suspeitos ou confirmados de infecção por coronavírus) das não doentes, para evitar a propagação do vírus. O isolamento pode ocorrer em domicílio ou em ambiente hospitalar, conforme o estado clínico da pessoa.

Quarentena é a restrição de atividades ou separação de pessoas que foram presumivelmente expostas a uma doença contagiosa, mas que não estão doentes (porque não foram infectadas ou porque estão no período de incubação).

Quando as medidas de distanciamento social, isolamento e quarentena individual forem insuficientes, pode ser necessário o bloqueio total (também chamados de contenção comunitária, quarentena comunitária ou lockdown, em inglês). Esta medida é uma intervenção aplicada a uma comunidade, uma cidade ou uma região, com o objetivo de restringir a interação entre as pessoas e interromper qualquer atividade por um curto período de tempo, com exceção de saídas para atividades básicas como comprar mantimentos ou remédios. Em sua vigência ninguém tem permissão para entrar ou sair do perímetro isolado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here