Quinta-feira tem live da Zismusic

0
481
Músico Thales Matz fará a primeira apresentação nesta quinta-feira, (16) pelas redes sociais da Zissan e dele.

O distanciamento social, como uma das medidas para evitar a transmissão acelerada de coronavírus, mudou a rotina das pessoas. Seja de quem pode trabalhar de casa, seja de quem segue indo até o trabalho e também de quem precisa do público para que seja reconhecido. Nesse último grupo estão os artistas.

Músicos, por exemplo, que faziam suas apresentações em bares de Santo Ângelo e região, tiveram de pausar suas atividades. Pensando neste setor da indústria cultural é que o Programa Inova Santo Ângelo da Prefeitura Municipal e a Zona de Inovação e Sustentável de Santo Ângelo (Zissan) criaram a Zismusic – projeto que busca dar espaço aos profissionais locais que por meio de lives nas redes sociais (Facebook e Instagram, tanto da Zissan, quanto do próprio músico) poderão fazer suas apresentações e receber doações da comunidade ou empresas.

Fernanda Pippi Terra do Amaral, que coordena a iniciativa (junto de Daniele Barbieri Schneider e Helenice Reis), explica que a ideia surgiu para dar uma oportunidade aos artistas da cidade, que estão parados durante a quarentena. “Essa pandemia atingiu muitos setores, em que as pessoas não estão podendo trabalhar e a questão dos artistas é bem forte porque tiveram muitos eventos cancelados pela proibição de aglomeração”, argumenta.

Thales Matz, que fará a primeira live da Zismusic diz que “muitos músicos locais dependem apenas da renda de shows em bares, outros exercem outra profissão, porém fazem o planejamento mensal em base nos shows agendados. O projeto possibilita oportunidades para que esses músicos arranjem apoio financeiro nesse momento delicado”, acrescenta.

Como vai funcionar

A primeira live será nesta quinta-feira (16), às 18h, nas redes sociais da Zissan (@zissansantoangelo, no Insta) e Inova Santo Ângelo (como este nome no Facebook). Thales também terá transmissão pelo seu perfil no Facebook e no Insta @tmatz88.

Na próxima semana, as lives serão duas vezes por semana, nas terças e quintas-feiras, sempre as 18h. Diversos artistas locais participarão das apresentações.

Para quem quiser contribuir, financeiramente, com o trabalho dos artistas, poderá fazer doações por meio de conta bancária disponibilizada pelo músico durante a apresentação. “É como se fosse um couvert on-line”, detalha Fernanda. “Como se estivesse em um show, no barzinho, e pagasse pela apresentação do artista.”

Zismusic

Por mais que a ideia tenha surgido em meio a uma crise, a proposta da Zismusic, como explica Fernanda, é de que se torne um projeto permanente desenvolvido pela Zissan. “Esse setor da economia criativa é uma área que a Zissan busca fomentar, então, com isso, criamos o projeto Zismusic para virar algo permanente, ir além das lives, para trabalharmos com as pessoas que vivem da música em Santo Ângelo”.

Assim como todos os projetos da Zissan, a Zismusic, é uma iniciativa colaborativa, que tem apoio de empresas, pessoas da comunidade e artistas. “Precisamos do apoio da comunidade para tornarmos esse projeto escalável, que é um dos objetivos do Programa Inova Santo Ângelo”, destaca Helenice Reis, coordenadora do Programa Inova Santo Ângelo e Zissan.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here