Região de Santo Ângelo entra na bandeira vermelha

0
194
Na última rodada do Distanciamento Controlado, a Região de Santo Ângelo (R11) regrediu, foi para a bandeira vermelha. Imagem: Reprodução/ Governo do Estado do RS

Na oitava rodada do Distanciamento Controlado, a regiao de Santo Ângelo retornou a bandeira vermelha.

O mapa do Distanciamento também apontou piora nos indicadores nas regiões: Caxias do Sul, Erechim, Palmeira das Missões e Passo Fundo.

Somadas a Porto Alegre, Capão da Canoa, Novo Hamburgo e Canoas, o Estado tem, portanto, nove regiões na bandeira vermelha na rodada preliminar do modelo, divulgada nesta sexta-feira (26).

Os municípios que quiserem apresentar recursos ao mapa preliminar podem recorrer ao Governo do Estado.

O fato que impulsionou essa mudança foi que todos os indicadores que são específicos para a região de saúde apresentaram a cor preta, são eles: Variação semanal no número de novas hospitalizações Covid (houve um crescimento de 90%, variando de 10 para 19), estágio da evolução (são 35 ativos na última semana frente a 45 recuperados nos 50 dias antes do início da semana), número de hospitalizações de confirmados Covid para cada 100.000 habitantes (foram 6,58 na última semana contra 2,77 na semana anterior) e projeção do número de óbitos (nas duas últimas semanas o número de óbitos cresceu de 1 para 10, e a projeção é de que o número de óbitos semanal seja de 7,7 em um prazo de duas semanas). Soma-se aos números acima o aumento de 41% de internados confirmados Covid em leitos clínicos, o que levou toda a macrorregião para a bandeira vermelha nesse indicador.

De acordo com Governo, ainda que a macrorregião das Missões apresente uma aparente boa capacidade de atendimento (são 6,71 leitos livres para cada leito ocupado por confirmados Covid), além de ter diminuído de 8 para 7 o número de pacientes Covid internados em UTI, foram os indicadores individuais da região de Santo Ângelo que impactaram em sua bandeira final.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here