RS tem primeiro caso confirmado de Coronavírus

0
239
Confira os principais sintomas e os cuidados para evitar o coronavírus. Imagem: Agência Brasil

O primeiro caso confirmado de Coronavírus no Rio Grande do Sul é de um homem de 60 anos, de Campo Bom, no Vale dos Sinos, que retornou da Itália ainda em fevereiro. Ele apresentou os sintomas ainda durante a viagem e, no retorno, procurou atendimento em um hospital privado da região.

Na manhã desta terça-feira (11), o governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde, realizou coletiva de imprensa para atualizar a situação epidemiológica no estado. A notificação de suspeita ao estado foi feita no dia 2 de março, segundo detalhou o governador Eduardo Leite. “A análise específica para o coronavírus se deu no dia 9 de março. A atual quadro do paciente é leve, persistindo a tosse. Nenhum familiar apresentou sintomas, mas seguirão sendo monitorados pelo prazo de 14 dias (até a próxima segunda-feira)”, reforçou Leite.

Estado tem 190 casos notificados, 103 descartados e 86 suspeitos – “todos estão sendo submetidos a exames”, disse. “Este não é um momento de alarmar a população. Estamos preparados para atender os possíveis casos. O que reforçamos a nossa população são que os atos de higiene (como lavar bem as mãos), etiqueta respiratória (cobrir a boca ao tossir ou espirrar) são fundamentais”, lembrou.

Leite falou ainda sobre os investimentos que serão necessários para auxiliar hospitais e unidades de saúde no atendimento de possíveis casos.

Em todo o país são 26 pacientes confirmados da doença (em São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Distrito Federal, Minas Gerais, Alagoas, Espírito Santo e este novo registro no Rio Grande do Sul)- sendo 4 por transmissão local e 22 casos importados. Atualmente, são monitorados 930 casos suspeitos e outros 685 já foram descartados.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here