Rústica Autismo em Movimento está com inscrições abertas

0
336
Esta é a 4ª edição do evento. Participação no evento é aberta a todos os públicos. Foto: Arquivo/JM

Atletas podem inscrever pelo site ucrsm.com até o dia 2 de abril. Os 200 primeiros com inscrição paga recebem camiseta do evento – crianças estão isentas do pagamento. A Rústica esta inserida na Lei municipal nº4042/2016 da Semana Municipal da Conscientização do Autismo. A IV Rústica Autismo em Movimento será no dia 5 de abril, com largada às 8h em frente ao Ginásio Marcelo Mioso. A organização é da equipe TAG/Corredores Azuis, coordenada pelo professor Fernando Benedetti e Tarcísio Aspire (equipe TAG).

De acordo com o professor Fernando, no ano passado a Rústica bateu o recorde nacional como a maior prova de inclusão social, com 244 corredores e 73 crianças. “A equipe TAG/Corredores Azuis é a única no Brasil corre pela causa Autista. Atualmente além de atletas do Rio Grande do Sul, temos corredores de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Sergipe e Rondônia”, detalha.

Evento tem o apoio da Secretaria Municipal de Turismo Esporte Lazer e Recreação, SESC, M2 Running, AABB, Farmácia MB, Colégio Pedro II, Rio Grande Seguros e Previdência.

AUTISMO – O Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) tem incidência em meninos, ou seja, 98%, e 2% em meninas. “Atualmente há 2 milhões de crianças autistas no Brasil e no Mundo são 70 milhões com o diagnostico precoce – acreditamos sejam mais hoje”, detalha Benedetti.

O autismo é um transtorno de desenvolvimento que compromete as habilidades de comunicação e interação social. Uma pessoa com autismo pode apresentar os sintomas:

Ter visão, audição, tato, olfato ou paladar excessivamente sensível; Ter uma alteração emocional anormal quando há alguma mudança na rotina; Fazer movimentos corporais repetitivos; Demonstrar apego anormal aos objetos; Dificuldade na interação social, como contato visual, expressão facial, gestos, dificuldade em fazer amigos, dificuldade em expressar emoções;

Prejuízo na comunicação, como dificuldade em iniciar ou manter uma conversa, uso repetitivo da linguagem; Alterações comportamentais, como não saber brincar de faz de conta, padrões repetitivos de comportamentos, ter muitas “manias” e apresentar intenso interesse por algo específico, como a asa de um avião, por exemplo. As características do autismo podem variar de Leve, moderado a grave.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here