Saúde reforça monitoramento às famílias de suspeitos da Covid-19

0
165
Equipes da vigilância estão reforçando ações de monitoramento nas residências.Rodrigo-Bergsleithner/Prefeitura de Santo Ângelo

No último sábado (25), o Governo Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde de Santo Ângelo (SMS), e da Comissão de Vigilância Epidemiológica de Prevenção e Combate à Covid-19, juntamente com a 12ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), confirmou que um paciente de 39 anos, residente em Santo Ângelo, que havia retornado recentemente do Estado de São Paulo, estava internado na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do Hospital Santo Ângelo (HSA), como caso suspeito da Covid-19.

O homem realizou o teste rápido e resultou positivo. Ele segue internado na UTI do HSA, enquanto autoridades da saúde aguardam a confirmação oficial do exame pelo Laboratório Central do Estado (Lacen).

Equipes da Comissão de Vigilância Epidemiológica de Prevenção e Combate à Covid-19 e da Vigilância Sanitária do município realizaram a visita aos familiares e pessoas que tiveram contato direto com o paciente. “Nesta visita, orientamos a esposa, explicando a situação, todos os cuidados e o procedimento de isolamento que deve ser mantido, além de questionar sobre a circulação do mesmo e das pessoas que tiveram contato com ele nestes dias”, explica a enfermeira Carine Amabile Guimarães, integrante da comissão.

De acordo com informações da esposa do paciente, o motorista retornou a Santo Ângelo na última terça-feira (21), feriado nacional, no final da tarde, já apresentando sintomas febris e foi imediatamente encaminhado para consulta na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), no bairro Pippi. “A esposa e outro familiar, conforme relato, foram os únicos que tiveram contato com o paciente. No dia em que ele esteve na UPA, assinou o termo de isolamento e informou a todos os integrantes da família que convivem com ele. O paciente foi atendido e orientado que, se os sintomas se agravassem, deveria retornar à UPA. Fato que ocorreu na quinta-feira (23), sendo encaminhado ao Hospital Santo Ângelo (HSA), sendo internado na UTI no dia seguinte. Após o primeiro teste acusar negativo, o segundo apontou positivo”, explica a enfermeira Daniana Pompeo, também integrante da comissão.

O secretário municipal de Saúde, Luis Carlos Cavalheiro, informou que a Comissão do Covid-19 e a Secretaria de Saúde estão realizando o isolamento domiciliar e monitorando todas as pessoas que tiveram contato com os pacientes suspeitos. “As nossas equipes da comissão e da Vigilância Sanitária estiveram nas residências, orientando as pessoas e questionando-as sobre a circulação das mesmas com a finalidade de obter maiores informações sobre todos os contatos que tiveram em Santo Ângelo. Estas pessoas estão sendo orientadas. Por isso, voltamos a salientar a importância de ficar em casa, como ressaltamos desde o mês de março, saindo somente para tarefas absolutamente necessárias, evitando aglomerações e usando máscaras de proteção, além de álcool em gel. Todo o cuidado é pouco neste momento”, disse.

NOVOS SUSPEITOS NO FIM DE SEMANA

No domingo (26), uma paciente de 71 anos foi notificada no Hospital Santo Ângelo (HSA), como suspeita da Covid-19, por apresentar sintomas desde o dia anterior. A mesma se encontra em isolamento no HSA.

No mesmo dia, no Hospital Regional Unimed Missões, uma paciente de 66 anos, internou como suspeita do novo Coronavírus. A indicação de internação ocorre pelo comprometimento pulmonar, indicado na tomografia realizada.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here