Semana Cultural tem variada programação on-line

0
270
Secretário municipal de Cultura, Marco André München, patrono Renato Schorr e o prefeito Jacques Barbosa na abertura da 28ª Semana Cultural. Foto: Fernando Gomes/AI Prefeitura de Santo Ângelo

A 28ª edição da Semana Cultural de Santo Ângelo está sendo realizada com atrações virtuais, apresentadas no Facebook da Secretaria Municipal de Cultura.

A solenidade de abertura foi realizada na noite de segunda-feira (10), no auditório do Centro Municipal de Cultura. Na oportunidade, o prefeito Jacques Barbosa, o secretário municipal de Cultura, Marco André München, e o patrono da Semana Cultural, Renato Schorr, apresentaram os detalhes da programação.

O prefeito Jacques Barbosa destacou as ações que estão sendo realizadas para minimizar os efeitos da pandemia para os artistas e produtores de eventos de Santo Ângelo. Destacou o Festival Multiartes Cidade dos Anjos, que teve as inscrições abertas nesta segunda e que vão até o dia 25.

“São 28 projetos que serão contemplados com R$ 70 mil, numa ação do nosso governo e da Câmara de Vereadores”, frisou Jacques. O prefeito lembrou ainda que o Município aguarda o repasse federal da Lei Aldir Blanc, também beneficiando os artistas e produtores locais.

Podem ser inscritos projetos de produção, produção virtual e circulação artística. Cada projeto contemplado receberá R$ 2,5 mil, cada, conforme divisão por finalidade, segmento cultural e modalidade do proponente. Os projetos aprovados terão apresentações virtuais de 30 a 60 minutos em plataformas digitais disponibilizadas pela Secretaria.

Os projetos apresentados deverão, obrigatoriamente, serem classificados em uma das seguintes finalidades, segmentos culturais e modalidades de projeto: Artes Visuais; Artesanato; Audiovisual; Circo; Culturas Populares; Dança; Literatura; Música; Patrimônio Cultural e Memória; Projetos Especiais e Teatro.

O regulamento do concurso está à disposição dos interessados aqui. Os projetos deverão ser cadastrados, exclusivamente, pelo e-mail: [email protected], até as 23h59 do dia 25 de agosto de 2020.

O secretário Marco André München também abriu as inscrições para os concursos de fotografias e vídeos, cujas inscrições e informações podem ser encontradas na página da Secretaria de Cultura no Facebook. “Estamos realizando uma programação diferente neste ano devido à pandemia, mas valorizando os nossos artistas, as nossas produções e a nossa cultura”, frisou.

Renato Schorr se disse emocionado com a homenagem e que a história e a cultura santo-angelenses merecem ser conhecidas e destacadas por sua riqueza. Lembrou das ações culturais desenvolvidas pelo Recanto do Sabiá, Acampamento da Poesia e CTG 20 de Setembro. “Me emociono com a homenagem, sou apenas mais um dos que busca colaborar com a nossa cultura, resgatando a nossa história, que é tão rica e que merece ser valorizada”.

Foram realizadas ainda apresentações musicais de Marco André München, Solon Quadros, Rubilar Ferreira e Mário Seffrin.

DVD E DRIVE THRU
A programação da Semana Cultural segue até a próxima segunda-feira (17). Na sexta-feira (14), às 20 horas, pelo Facebook da Secretaria de Cultura, será lançado o DVD do 12º Canto Missioneiro da Música Nativa e 11º Canto Piá. Será apresentado o teor completo do DVD.

No sábado (15), das 9 às 12 horas, na Rua Marechal Floriano, em frente à Praça Leônidas Ribas, será realizado o Drive Thru Cultural Solidário. Serão recebidas doações de agasalhos e calçados. Cada doação será retribuída com livros, CDs e DVDs.

As doações arrecadadas serão repassadas para a Central do Bem.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here