Semana Cultural terá abertura virtual na próxima segunda-feira

0
420

A pandemia forçou o cancelamento, adiamento e suspensão de eventos culturais. Afinal, é preciso evitar aglomerações e ficar em casa o quanto for possível. Porém, arte e cultura precisam ter sequência e o caminho encontrado é o virtual. Neste sentido, produtores e artistas estão se reinventando e em Santo Ângelo contam com o apoio da Secretaria Municipal da Cultura com diversas ações de incentivo.

Desta forma, a tradicional Semana Cultural será virtual neste ano, com uma série de eventos online agendados. Para aproveitar pela internet. Toda programação poderá ser acompanhada pelo Facebook da Secretaria Municipal de Cultura (aqui).

“Diante da impossibilidade de promover eventos presenciais, a divulgação online veio como uma alternativa para a gente continuar compartilhando a nossa arte e cultura”, afirma o secretário municipal de Cultura, Marco André München.

Na próxima segunda-feira (10), às 18 horas, será realizada a live de abertura da Semana Cultural, com as participações do prefeito Jacques Barbosa, do secretário municipal Marco André e do patrono Renato Schorr. O músico Rubilar Ferreira fará uma apresentação especial.

Na oportunidade serão lançados os concursos de fotografia e de vídeo, e a abertura das inscrições para o Festival Multiartes Cidade dos Anjos, que selecionará projetos culturais de pessoas físicas e jurídicas de direito privado para receberem financiamentos do Fundo Municipal de Cultura (FMC).

Projeto

As inscrições poderão ser feitas até o dia 25 de agosto, podendo ser inscritos projetos de produção, produção virtual e circulação artística. A iniciativa distribuirá R$ 70 mil, contemplando 28 projetos no valor de R$ 2,5 mil, cada, conforme divisão por finalidade, segmento cultural e modalidade do proponente.

Os projetos aprovados terão apresentações virtuais de 30 a 60 minutos em plataformas digitais disponibilizadas pela Secretaria.

Os projetos apresentados deverão, obrigatoriamente, serem classificados em uma das seguintes finalidades, segmentos culturais e modalidades de projeto: Artes Visuais; Artesanato; Audiovisual; Circo; Culturas Populares; Dança; Literatura; Música; Patrimônio Cultural e Memória; Projetos Especiais e Teatro.

O regulamento do concurso está à disposição dos interessados no site da Prefeitura de Santo Ângelo. Os projetos deverão ser cadastrados, exclusivamente, pelo e-mail: [email protected], até as 23h59 do dia 25 de agosto de 2020.

A programação da segunda-feira (10) será encerrada com a exibição do documentário “Isabel, a parteira que criou um hospital”.

Destaques da programação

Na terça-feira (11), às 17h30, será apresentado o documentário “Estação 21, uma viagem no tempo através da História”, que aborda a Estação Férrea de Santo Ângelo. Às 19h30min será apresentado o documentário “Cinema em nós”.

Para a quarta-feira (12), está programada a apresentação do vídeo sobre o Museu Municipal Olavo Machado, às 11 horas. Às 17h30 será apresentado o documentário “Sant Angel de La Guardia – San Angel Custódio”, destacando a chegada do padre Diogo Haze e dos índios em 1707. E às 19h30 será apresentada uma entrevista com o membro da Asle, Paulo Prado. Uma entrevista com o patrono da Semana Cultura, Renato Schorr, às 17h30, será a primeira atração da quinta-feira (13). A Cia Burzum fará um show especial às 19h30.

Na sexta-feira (14), às 10h30, será apresentado o documentário “Diversidade Religiosa” e às 20 horas será realizado o lançamento do DVD do 12º Canto Missioneiro da Música Nativa e do 11º Canto Piá Missioneiro, com a apresentação das músicas finalistas e dos premiados no festival.

No sábado (15), será realizado um drive thru solidário, das 9h às 12h na Praça Leônidas Ribas, com arrecadação de agasalhos. Cada doação será retribuída com CDs, DVDs e livros. Os agasalhos serão repassados para a Central do Bem.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here