Trinta e três presos vão para prisão domiciliar por precaução ao Coronavírus

0
286
Em toda a região, 197 presos foram mandados para casa como prevenção à doença. Oda Kotowski/Arquivo

Cento e noventa e sete presos foram liberados para cumprir parte da pena em casa na região de cobertura da 3ª Delegacia Penitenciária Regional, com sede em Santo Ângelo, que compreende 10 casas prisionais. Somente nas casas prisionais de Santo Ângelo foram 33 presos liberados – sendo uma mulher -, até esta segunda-feira (23). Essa medida é uma prevenção por conta da Covid-19. As liberações foram autorizadas pelas Varas de Execuções Penais e iniciaram na sexta-feira (20).

QUAIS PRESOS SÃO LIBERADOS
São detentos do regime aberto, ou seja, apenas dormiam nos presídios. Agora, não precisam se apresentar nos locais à noite, e sim, podem ficar em casa. Segundo o delegado penitenciário, Ederson Dorneles, nem todos foram liberados com tornozeleira eletrônica em razão da grande demanda. “E estas tornozeleiras são importadas da Suiça”, acrescenta.

SITUAÇÃO NA REGIÃO
O município que mais registra liberações é Três Passos, com 41 detentos mandados para prisão domiciliar. Em Cruz Alta são 36 detentos. Os outros municípios são Ijuí (15), Cerro Largo (22), Santo Cristo (20), Santa Rosa (30) e São Luiz Gonzaga (02).
A liberação será de 60 dias, podendo o prazo ser prorrogado. Segundo a Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) a maioria das liberações são de presos que estavam em trabalho externo remunerado. Já os presos em trabalho voluntário, sem remuneração (apenas para remissão da pena) estão temporariamente proibidos de estar fora do Instituto Penal e ficarão recolhidos durante todo o período de quarentena.
Adverte-se ao preso que teve a liberação, que no descumprimento da prisão domiciliar (exceto para trabalhar ou consulta médico), haverá a revogação do benefício.

RESTRIÇÃO DE VISITAS AOS PRESÍDIOS E INSTITUTOS PENAIS
Além da liberação de alguns presos para a prisão domiciliar, há restrição nas visitas nos presídios, tudo para evitar qualquer possibilidade de transmissão do coronavírus.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here